Estudantes de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo discutem tecnologia, qualidade e meio ambiente na Univap

21/10/2016 - 07:59h

18ª Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo aborda também temas amplos sobre diferentes áreas da engenharia

São José dos Campos, SP – Entre os dias 24 e 26 de outubro, a Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo da Univap promove a 18ª edição da SEAU (Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo) com uma série de palestras e atividades voltadas para estudantes, profissionais e interessados pelas áreas envolvidas.

O objetivo do evento é estimular o aperfeiçoamento do aluno e profissional para o Mercado De Trabalho. Na programação estão temas que abordam a inovação tecnológica, qualidade de produtos e processos, mobilidade urbana, construção civil e meio ambiente, entre outros assuntos nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Engenharias (Aeronáutica/Espaço, Ambiental/Sanitária, Biomédica, Civil, Computação, Elétrica/Eletrônica, Química e Produção).

Na segunda-feira (24/10), às 19h, acontece a abertura do evento com uma programação extensa de 11 diferentes palestras. Entre os assuntos em destaque estão ‘A Arte de Falar em Público’; ‘Evolução Tecnológica em Órteses e Próteses’ e ‘Avaliação das Restrições Ambientais Para Licenciamento’.

No dia 25, a Construção Civil ganha destaque com discussões sobre Resíduos Sólidos e o futuro do setor. Neste dia, as Engenharias Biomédica e Química também ganham espaço entre os debates.

Ainda na terça-feira, a Universidade recebe o astrofísico Dr. João Evangelista Steiner, um dos cientistas de maior renome no Brasil. Steiner é membro da Academia Brasileira de Ciências e da TWAS Academy of Sciensces of the Developing Countries.

Na ocasião ele irá discorrer sobre o tema ‘A Engenharia de Sistemas e sua Aplicação no Projeto Giant Magellan Telescope’, um telescópio gigante que está sendo construído no Chile no qual a Univap é uma das três únicas Universidades brasileiras a participar de sua operação.

Para encerrar o ciclo de palestras, na quarta-feira (26/10), os painéis irão apresentar inovações sobre Mobilidade Urbana Sustentável; Indústria Cosmética; Gestão da Qualidade nas Empresas e o uso do Model Based na Engenharia, entre outros temas.

Concurso Cultural

Para estimular a integração entre os alunos com o meio acadêmico e despertar a competitividade entre os profissionais, a 18ª SEAU realiza em suas edições um concurso cultural para os discentes dos cursos de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo.

Nesta edição, as equipes deverão desenvolver um projeto de aula com práticas de laboratório sustentáveis, aliando os conceitos básicos aprendidos em sala de aula e possibilitando que alunos de diferentes áreas se unam para formar seus grupos.

A equipe responsável pelo projeto vencedor será premiada com uma diária no Hotel Univap, localizado na cidade de Campos dos Jordão, na Serra da Mantiqueira.

As atividades da 18ª Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo são abertas à comunidade gratuitamente e acontecem no Bloco 10 da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo do Campus Urbanova, localizada na Av. Shishima Hifumi, 2.911, em São José dos Campos, SP. Para mais informações sobre o evento e programação acesse www.univap.br/seau.

Sobre a Univap

Fundada em 1992, a Univap (Universidade do Vale do Paraíba) é uma instituição comunitária sem fins lucrativos, de ensino, pesquisa e extensão mantida pela Fundação Valeparaibana de Ensino e conta com dois Campi na cidade de São José dos Campos.

Mantém o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, 6 Programas de Mestrado e 3 de Doutorado (Stricto Sensu) e cinco Faculdades nas áreas de exatas, humanas e biológicas que abrigam mais de 30 Cursos De Graduação, e com corpo Docente formado por mais de 78% de doutores e Mestres.

Fonte: Univap