Estudantes e secretário de educação estadual fazem reunião em Bauru

10/03/2016 - 18:01h

A primeira reunião, entre estudantes e secretário da educação estadual, para discutir a reorganização das escolas do estado foi realizada nesta quinta-feira (10), em Bauru (SP). O projeto foi suspenso pelo governador Geraldo Alckmin no ano passado, por causa dos protestos dos alunos, que ocuparam várias escolas. A reunião também vai ser realizada em outras 14 regiões.

Alunos foram ouvidos pelo secretario (Foto: Suéllen Rosim / TV TEM)
Alunos foram ouvidos pelo secretário
(Foto: Suéllen Rosim / TV TEM)

A iniciativa “A Escola que Queremos” aposta em um formato de reunião mais informal e com apoio da tecnologia para discutir temas importantes para o dia a dia da rede.

O secretário José Renato Nalini participou da reunião que compartilha experiências e sugestões. "A primeira postura é ouvir. Saber o que os estudantes pensam de como deva ser a escola pública de São Paulo."

A reunião também foi transmitida ao vivo pelo site da Secretaria de Educação e assistida por aproximadamente 400 pessoas. Os alunos podiam enviar perguntas on-line.

Secretário ouviu propostas (Foto: Reprodução / TV TEM)
Secretário ouviu propostas
(Foto: Reprodução / TV TEM)

Os alunos envolvidos com os grêmios das diretorias de Bauru, Botucatu, Jaú, Lins, Marília, Piraju e Avaré apresentaram o que foi realizado nas escolas em 2015 e as propostas dos grêmios para 2016.

Após apresentação, a reunião foi aberta para perguntas e os alunos questionaram a falta de infraestrutura das escolas, da falta de verba e também falaram sobre as ocupações das escolas no ano passado.

Protestos
Aproximadamente 80 alunos protestaram em frente ao auditório. Com cartazes, os alunos pediam uma melhor educação e também para entrar na reunião. Segundo eles, nem todos os alunos foram avisados e convidados para a reunião.

Segundo a Secretaria de Educação, as Diretorias de Ensino de cada cidade foram avisadas e deveriam escolher os representantes de cada escola para participar.

Depois da reunião com os alunos, o secretário recebeu sindicalistas e Professores. Essa reunião não foi transmitida e a imprensa não foi autorizada a entrar, mas depois de 20 minutos o secretário saiu com gritos de protesto dos professores que pediam novamente a ocupação das escolas.

Alunos protestam em reunião com secretário em Bauru (Foto: Suéllen Rosim / TV TEM)