Estudantes enfrentam filas para conseguir Fies

11/03/2015 - 09:01h

Estudantes das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), na Liberdade, no Centro de São Paulo, têm enfrentado filas para conseguir o Financiamento Estudantil (Fies), como mostrou o Bom Dia São Paulo, nesta quarta-feira (11). A reportagem encontrou uma estudante que aguardava na fila desde as 22h de terça-feira (10).

Primeiro tem que fazer cadastro no site do Fies, que deu um problema, está travando. Meu problema agora é entregar documentação na Faculdade. Eu tenho prazo até dia 16. Vou conseguir ser atendida no dia 13, afirmou a estudante primeira da fila, que já tem uma mensalidade em atraso.

Embora o atendimento só comece às 7h30, por volta de 6h desta quarta-feira, a fila já era longa. A administração da faculdade distribui 200 senhas por dia. Aquelas que forem distribuídas nesta quarta darão direito ao atendimento na sexta-feira (11).

Os estudantes reclamam que já estão recebendo as mensalidades e alguns já têm parcelas em atraso.

Na terça-feira, devido aos problemas nas inscrições para o Fies, um grupo de alunos da FMU protestou e ocupou os dois sentidos da Avenida Liberdade. Os alunos que participaram do protesto foram encaminhados pela faculdade a um auditório e lá conversaram com o reitor, que forneceu senhas prioritárias para o dia seguinte.

Em nota, a FMU esclareceu que o sistema do Fies apresentou instabilidade durante toda a tarde de segunda-feira (9), o que "gerou inoperância e reduziu a capacidade de atendimento". Ainda de acordo com a faculdade, os alunos que esperavam atendimento na segunda foram remanejados para esta terça-feira e isso causou a longa espera. "A esses estudantes foi dada também a possibilidade de retorno nos próximos três dias, em turnos de sua preferência", afirma.

Estudantes reclamaram de tempo de espera e pouca distribuição de senhas (Foto: Gabriela Gonçalves/G1)

Problemas
Os estudantes têm reclamado, em sua maioria, por não conseguirem passar da terceira etapa do cadastro. Nesta fase, são informados os dados da faculdade e os valores do curso escolhido. Ao tentar acessar a quarta etapa, aparece o erro "M321", que indica que o financiamento está indisponível para o curso. Entretanto, a faculdade diz não ter restrições com o Fies.

Segundo a FMU, "[A faculdade] não estabelece nenhum limite de vagas, valores ou disciplinas para alunos do Fies. Qualquer limitação é responsabilidade exclusiva do Governo Federal."

Instabilidade
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, ligado ao MEC, diz que "ocorreram momentos de indisponibilidade" no site do Fies e que está "tomando todas as medidas possíveis para superar as dificuldades". E acrescenta que "o prazo de inscrição vai até o dia 30 de abril".