Estudantes fazem megaprotesto contra reforma na educação do Chile

16/04/2015 - 17:01h

Milhares de estudantes saíram às ruas das principais cidades do Chile em um protesto nacional contra a reforma no sistema educacional do país nesta quinta-feira (16). Houve confronto com a polícia em Santiago e Valparaíso. De acordo com estimativas dos organizadores, a marcha em Santiago reuniu 150 mil pessoas, enquanto a polícia estimou em 40 mil o número de participantes (veja no vídeo acima).

Os estudantes protestam contra a reforma aprovada em janeiro que proíbe a seleção de estudantes em escolas subvencionadas, o financiamento compartilhado com as famílias e os lucros de capital dos donos de colégios.

Segundo os manifestantes, as medidas envolvendo o lucro e a seleção irão afetar parte das 5 mil escolas subsidiadas, que reúnem 52% dos estudantes chilenos e são financiadas por contribuições do Estado e o pagamento das famílias.

Estudantes acendem sinalizadores durante protesto em Santiago (Foto: Ivan Alvarado/Reuters)

Polícia atira jatos de água em protesto de estudantes em Santiago, no Chile (Foto: Ivan Alvarado/Reuters)

Estudante é detido pela polícia durante protesto em Valparaíso, no Chile' (Foto: Rodrigo Garrido/Reuters)

Manifestantes queimam boneco que representa a presidente Michele Bachelet, do Chile (Foto: Ivan Alvarado/Reuters)