Estudantes fazem trote consciente e alertam sobre importância do voto

23/08/2014 - 09:01h

Veteranos e calouros alertaram população sobre importância do voto (Foto: Divulgação/Centro Acadêmico de Engenharia UFG)
Jovens alertaram sobre a importância do voto (Foto: Divulgação/Centro Acadêmico de Engenharia UFG)

Cerca de 40 estudantes participaram na sexta-feira (22) de um trote consciente no Setor Universitário, em Goiânia. Segundo eles, o objetivo foi proporcionar uma recepção de maneira diferente e criativa aos calouros do curso de engenharia civil da Universidade Federal de Goiás (UFG) e aproveitar o momento oportuno para destacar a importância do voto nas eleições.

Na ação, nenhum dos calouros ficou sujo de tinta, de ovos ou coberto por farinha. Os aprovados foram levados até a Praça Universitária para distribuir panfletos contendo informações sobre a importância de se escolher bem um candidato, o que cada cargo político tem de atribuições e também como pesquisar o histórico de cada político.

No total, foram confeccionados e distribuídos 500 panfletos para pessoas em carros, ônibus e pedestres. Um grupo também fez cartazes com mensagens de conscientização política e, toda vez que o semáforo fechava, parava sobre a faixa e alertava os motoristas sobre os cuidados com as eleições.

"Foi interessante, porque geralmente quando os motoristas percebem que é panfleto, fecham o vidro, não querem pegar o papel, mas dessa vez foi diferente. A receptividade foi muito boa, não tivemos uma única recusa das pessoas", disse o estudante do 3º ano de engenharia civil, Pedro Augusto Barbosa Borges, de 23 anos, que é um dos organizadores do trote consciente.

Toda ação foi idealizada pelo Centro Acadêmico de Engenharia Civil. "Os calouros também gostaram da ideia, foram solícitos e receptivos", disse Pedro.

Segundo ele, o trote consciente é uma boa opção para integrar os novos alunos e batalhar por uma causa. "A nossa ideia sempre foi fazer algo diferente. Dar ovada e sujar os calouros não acrescenta em nada. Usamos a energia e o contato entre as pessoas para algo mais produtivo", ressaltou o estudante.

Estudantes também entregaram panfletos para passageiros de ônibus (Foto: Divulgação/Centro Acadêmico de Engenharia UFG)
Estudantes entregaram panfletos em ônibus (Foto: Divulgação/Centro Acadêmico de Engenharia UFG)