Estudantes reclamam da falta de pagamento de bolsas na USP

02/06/2014 - 12:01h

Estudantes da USP que recebem bolsas da Superintendência de Assistência Social da instituição reclamam que não receberam os benefícios no mês de maio.

O pagamento estava previsto, segundo os alunos, para o último dia 30, porém até essa segunda-feira (2) o dinheiro ainda não havia sido depositado.

A USP oferece bolsas de auxílio-moradia, auxílio transporte e auxílio alimentação para quem comprovar necessidade. A universidade ainda oferece bolsas de fomento à pesquisa.

A instituição informou que o atraso no pagamento se deve a greve na instituição e a piquetes realizados em frente a Superintendência de Assistência Social. Um suposto e-mail justificando o não pagamento foi publicado em um fórum em uma rede social.

"Todo mês de maio, o pagamento sai no final do mês, devido a demora nos procedimentos burocráticos de assinatura de termos de compromisso e fechamento da primeira folha de pagamento", informou o e-mail encaminhado a uma aluna.

Segundo informações da administração central da SAS, os créditos serão liberados nesta terça-feira (3).

"Ganho auxílio moradia e como moro bem longe da USP estou impossibilitada de ir pra a universidade, por estar sem dinheiro pra pagar passagem de ônibus, trem e metrô. É uma situação muito humilhante", disse por meio de uma publicação no Facebook a estudante Melissa Azevedo.

"Assinei o termo como manda o protocolo e até agora nada, sem essa bolsa eu não como, não pago contas e não tenho condução pra USP. É um absurdo", comentou Andre Bordo também via rede social.

Felipe Moda, 25, um dos diretores do DCE (Diretório Central dos Estudantes) afirma que o atraso no pagamento vem acontecendo desde o começo do ano. "Quando o novo reitor começou a reduzir os gastos diversas bolsas também foram cortadas. Essa inclusive é uma de nossas pautas da greve de alunos que estamos fazendo", disse.

A USP foi procurada e informou que a greve também prejudicou os restaurantes universitários, que estão fechados desde o dia 27, informou a assessoria de imprensa.

Fonte: Uol