'Estudava falando com as pessoas', diz 1ª colocada em medicina na UFTM

27/01/2015 - 15:01h

Letícia Alves Uberaba aprovada Sisu Medicina UFTM 2015 (Foto: Letícia Alves/ Arquivo Pessoal)
Estudante espera resultado do Sisu em outras duas
Universidades (Foto: Letícia Alves/ Arquivo Pessoal)

Aos 17 anos, a estudante Letícia Alves de Melo, de Uberaba, comemora os resultados da dedicação aos estudos. Com nota máxima na redação do Exame Nacional Do Ensino Médio (Enem) e pontuação entre 682.2 a 929.2 nas demais áreas do teste, ela foi aprovada em 1º lugar no Sistema De Seleção Unificada (Sisu) para o curso de Medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

A adolescente aguarda ainda o resultado para o mesmo curso na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu e na Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pela organização do vestibular da Universidade de São Paulo (USP). Ela revela que a decisão pelo curso foi recente, mas já sabe que quer ficar na cidade natal.

É difícil escolher, mas nesse ano eu tive a certeza do que queria fazer. O que me levou à escolha pela Medicina foi a oportunidade de ajudar as pessoas, por ser uma área muito bonita e por eu gostar de biologia. Tenho que saber se fui aprovada em outras cidades ainda, mas já estou decidida e pretendo continuar em Uberaba, por ser minha cidade. O bom de ficar aqui é a proximidade com a família, e a UFTM é maravilhosa e muito reconhecida, afirmou.

Por falar em família, a mãe Rosania Alves de Melo teve papel fundamental nos estudos de Letícia. A estudante cursava ensino médio pela manhã, fazia cursinho à noite e finais de semana e repassava todo o conhecimento através de aulas para a mãe.

Ela sempre queria reforçar o que estudou. Às vezes eu estava cozinhando ou arrumando casa e ela chegava dizendo que me daria aula de alguma coisa e começava a falar sobre tudo que aprendeu no dia. Estamos muito gratos e orgulhosos, faltam palavras para descrever a felicidade pela vitória dela, disse.

Letícia Alves Rosania Alves mãe Uberaba aprovada Sisu Medicina UFTM 2015 (Foto: Letícia Alves/ Arquivo Pessoal)
Mãe e incentivadora, Rosania aprendia em conversas da filha (Foto: Letícia Alves/ Arquivo Pessoal)

De acordo com Letícia, o hábito de repassar todo o aprendizado era comum também no colégio. Mesmo com a competitividade na busca por uma profissão durante a graduação, ela não pretende se distanciar de grupos de estudo.

Eu estudava falando com as pessoas, fazia os resumos das disciplinas e começava a explicar. Fiz isso muito em casa e na escola também. Os colegas sempre pediam ajuda e eu estudava com eles. Se for necessário, estou sempre disposta a ajudar. É sempre boa essa troca, argumentou.

Enquanto comemora o resultado e aproveita as férias dos livros, ela afirma que a prioridade nos estudos e os desafios em busca do aprendizado serão presentes também durante a vida universitária. Desde sempre eu me dediquei bastante, o estudo veio em primeiro lugar e sempre tive boas notas. Praticamente, eu só não estudava enquanto dormia. É maravilhosa a realização desse sonho, toda determinação e foco valeram a pena. Agora começa uma nova etapa, que também vai precisar de muitos estudos e terei muitos desafios pela frente, concluiu.

Sisu
O Ministério Da Educação divulgou na segunda-feira (26) a primeira chamada de aprovados na edição do primeiro semestre do Sisu de 2015. Um total de 2.791.334 candidatos se inscreveram para concorrer às 205.514 vagas de 5.631 cursos em universidades federais e institutos tecnológicos.

VEJA OS APROVADOS NO SISU

A lista de aprovados está disponível no site do processo seletivo: sisu.MEC.gov.br. O candidato pode consultar seu desempenho inserindo o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a senha de inscrição. O site permite ainda recuperar a senha do Enem.