Evento online gratuito traz dicas de linguagem para redação acadêmica

23/05/2016 - 14:09h

O conteúdo do webinário, que será promovido pela Editage em 31 de maio, orienta pesquisadores em início de carreira e estudantes de mestrado e doutorado a alcançarem uma linguagem mais precisa e a evitarem armadilhas que causam equívocos de redação na língua inglesa

São Paulo, 23 de maio de 2016 - A Editage, empresa de comunicação científica, promoverá no dia 31 de maio, às 15h mais uma edição de seu programa de treinamentos online gratuitos. A sessão “Dicas de linguagem para redação acadêmica: comunique sua pesquisa eficientemente” tem como público-alvo estudantes de mestrado, doutorado e pesquisadores em início de carreira. A sessão será conduzida porKarin Hoch Fehlauer Ale, Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisadora em nível pós-doutorado, tradutora e instrutora de renome internacional. Os interessados em participar devem inscrever-se pelo site https://www.brighttalk.com/webcast/9615/204603.

“O objetivo é apoiar os pesquisadores em seu pensamento crítico. Por meio de nossas dicas e estratégias, cada ouvinte deve ser capaz de adaptá-las à sua realidade. Esta é a chave para o sucesso. Além disso, embora o conteúdo seja alinhado às diretrizes internacionais e baseado na expertise Editage Insights, por conhecer bem os desafios dos pesquisadores brasileiros e ter realizado mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil, procuro adaptar o conteúdo às informações mais relevantes para o cenário local. A ideia é transmitir minha experiência acadêmica de forma transparente, tanto as bem sucedidas quanto as fracassadas”, ressalta Karin Hoch Fehlauer Ale.

O evento será realizado através do Editage Insights, portal de educação responsável por sediar webinários e workshops. A duração de cada sessão é de uma hora e ao final são disponibilizados 20 minutos para que os participantes tirem suas dúvidas ao vivo. As apresentações são gravadas e basta inscrever-se pelo link https://www.brighttalk.com/webcast/9615/204603 para assistir quantas vezes desejar: ou seja, se não for possível acompanhar a sessão ao vivo ou se desejar revê-la, o pesquisador poderá assisti-la em um horário e dia que achar mais conveniente, gratuitamente.

A linguagem representa um componente essencial na redação acadêmica e durante o evento serão abordados os principais pontos de atenção relacionados à escrita de trabalhos científicos em inglês, além de algumas armadilhas que podem provocar equívocos na construção de frases e dicas de como evitá-las. A sessão trará ainda orientações e técnicas que garantem a formulação de sentenças adequadas, concisão gramatical e foco apropriado ao perfil do leitor.

Com vasto know-how em redação de trabalhos científicos, a pesquisadora é instrutora de workshops presenciais e webinários da Editage. Doutora em Ciências Biológicas pelo Dep. de Zoologia da USP, atuou por seis anos como pesquisadora nível de pós-doutorado em diferentes instituições, incluindo o Centro de Biologia Marinha da USP, o Life Sciences Dep. do Museu de História Natural de Londres e o Centro de Estudos do Mar da UFPR. Com vasta experiência publicação científica, a Karin tem publicado ativamente vários artigos em revistas internacionais e foi autora de diversas propostas de financiamento para projetos em âmbito nacional e internacional. Atualmente é Editora de área da revista Zootaxa.

O endereço dá acesso direto ao webinário. No site www.editage.com.br e nas páginas oficiais da companhia no Facebook e também no Twitter os pesquisadores podem acompanhar as novidades sobre os treinamentos ministrados pela Editage em português, tanto presenciais como online.

Sobre a Editage

Criada em abril de 2002 com o objetivo de acelerar a comunicação científica global, a Editage é uma divisão da Cactus Communications. Seus serviços e programas educacionais já apoiaram mais de 100 mil autores em 116 países no processo de publicação em periódicos de alta qualidade. Dispõe de uma das maiores equipes de editores trabalhando em tempo integral,  mais de 1400 editores com inglês como língua nativa e experts em publicação em mais de 1200 áreas do conhecimento. A Editage prioriza a alta qualidade de serviços e é parceira de renomadas editoras do mercado da publicação.

A Editage, em comparação com as empresas de seu segmento em todo o mundo, tem o maior número de editores certificados pela BELS (Board of Editors in the Life Sciencese CMPP (Certified Medical Publication Professional), além disso, conta com Sistemas certificados pelo ISO/IEC 27001:2013, que garante a segurança dos manuscritos. Por meio do Editage Insights, portal de educação, promove consistentes webinários e workshops, pelos quais já passaram mais de sete mil autores. Membro de organizações como o Committee on Publication Ethics (COPE), defende as práticas de publicação ética.

A Editage tem escritórios nos Estados Unidos, Índia, Japão, China, Singapura e Coreia do Sul e representantes locais no Brasil, em Taiwan e na Turquia.

Fonte: EPR Comunicação Corporativa