IFOOD DELIVERY
Ser Universitario
 
STONE

Ex-aluno do UNIFESO é aprovado no PROVABEx-aluno do UNIFESO é aprovado no PROVAB

11/02/2016 - 15:31h

Untitled Document

O médico Erick Camargo, graduado pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) em 2015, foi selecionado para o Programa de Valorização da Atenção Básica (PROVAB) e irá trabalhar em Nova Friburgo. Segundo Erick, “a aprovação só foi possível pelas horas obtidas durante o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde)”.

 

Erick explica que irá trabalhar quatro dias na semana em uma unidade básica de saúde da família, com 10% de bônus em pontuação nas provas de residência e poderá realizar um curso de especialização em Medicina da Família. “O PET-Saúde foi essencial para minha aprovação, pois havia poucas vagas e a pontuação extra por ter sido bolsista me fez ser o único da minha turma a conseguir a vaga”.

 

Sobre o programa 

O Programa PET-Saúde, do Ministério da Saúde, objetiva integrar estudantes, Professores e trabalhadores de diferentes profissões da saúde para o planejamento, implementação e acompanhamento de linhas de cuidado baseadas nas necessidades das pessoas e das comunidades, com ênfase na atenção básica. As atividades incluem o planejamento e a produção de cuidados em equipe interdisciplinar, articulados à construção de conhecimentos relacionados ao trabalho em saúde.

O UNIFESO teve dois projetos enviados pelo Centro de Ciências da Saúde aprovados no PET-Saúde: em 2012, no âmbito do ProSaúde III, para o PET Linhas de Cuidado nos cursos da área de Saúde, e em 2013 para o PET-Vigilância em Saúde nas áreas de vigilância hospitalar e vigilância em acidentes envolvendo motociclistas.

Segundo a professora Mariana Beatriz Arcuri, diretora do CCS, um novo projeto foi submetido para o edital do PET-Saúde e o resultado deve sair em breve. “Esta é uma forma de operacionalizar o aprendizado pela experiência através da inserção dos estudantes no mundo do trabalho, e que traz muitos benefícios e um diferencial importante para a formação de nossos profissionais de saúde”. A diretora informa ainda que o próximo editorial de monitoria para os cursos do CCS irá contemplar um projeto estruturado nos mesmos moldes do PET-Saúde, com fomento pelo próprio UNIFESO.

“Fiquei por dois anos desenvolvendo uma pesquisa sobre sífilis em Teresópolis pelo PET-Saúde. A formação no UNIFESO me abriu muitos caminhos, principalmente por ter o diferencial de focar na formação integral do médico como profissional capaz de exercer além da terapia, ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e principalmente com uma visão humanizada da medicina, fator bastante presente durante a graduação e que certamente é o diferencial para a boa atuação na comunidade”, destaca Erick Camargo.

Legenda:

Foto Erick Camargo_UNIFESO (1) ou Erick Camargo_UNIFESO (1)

Graduado pelo UNIFESO, o médico Erick Camargo foi selecionado para o Programa de Valorização da Atenção Básica em Nova Friburgo


Fonte: Unifeso

STONE EMPREENDEDOR

Compartilhe e exponha sua opinião...

Mais notícias
Veja todas as noticias