Exame de língua portuguesa para estrangeiros tem inscrições abertas

16/07/2014 - 12:01h

Começam às 8h desta quarta-feira (16) as inscrições para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), pelo site http://celpebras.Inep.gov.br/inscricao. O prazo termina às 23h59 do dia 14 de agosto. O edital foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta.

O Celpe-Bras é o único certificado brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente. É aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa. No Brasil, é exigido pelas Universidades para ingresso em Cursos De Graduação e em programas de pós-graduação.

Podem fazer o exame os estrangeiros e brasileiros cuja a língua materna não seja a língua portuguesa, residentes no Brasil e no exterior, com no mínimo 16 anos, e escolaridade mínima equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo.

As provas serão realizadas entre os dias 21 a 23 de outubro nos postos aplicadores credenciados no Brasil e no exterior. O exame é composto pela parte oral e escrita. É conferido em quatro níveis: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.

Os resultados serão divulgados no dia 15 de dezembro.