Faculdade de Direito da Univap promove palestra em celebração aos 60 anos do curso

15/09/2014 - 10:17h

Amanhã, 16 de setembro, tem palestra gratuita com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Estado de S.Paulo, Dr. Flávio Allegretti de Campos Cooper

São José dos Campos – Para celebrar os 60 anos da Faculdade de Direito, da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), a instituição promoverá nesta terça-feira, dia 16 de setembro, às 20h, a palestra gratuita “A Evolução da Justiça do Trabalho e as Ações Coletivas”, com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Estado de S.Paulo, Dr. Flávio Allegretti de Campos Cooper.

A palestra é aberta ao público e ocorrerá no Teatro Univap, com capacidade para 503 pessoas, instalado no campus da Faculdade de Direito.Endereço: Prof. Moacyr Benedicto de Souza. Pça. Cândido Dias Castejon, Centro,São José dos Campos.

Aniversário

Em janeiro deste ano, a Faculdade de Direito da Universidade do Vale do Paraíba completou 60 anos de criação. Nascida do sonho dos educadores Everardo Miranda Passos e Domingos de Macedo Custódio, com apoio de outras personalidades da cidade na época, como Jamil Oliveira Mattar, Neif Oliveira Mattar, prof. José Vieira Macedo e o promotor público Dr. Luiz de Azevedo Castro, a Faculdade já formou mais de seis mil alunos.

Instalada inicialmente no salão de eventos da Associação Esportiva São José, na Praça Pe. João, a faculdade teve várias outras sedes, como prédio da antiga Câmara Municipal, Colégio Olavo Bilac e Escola Olímpio Catão, até mudar-se em 1961 para o prédio na Pça Cândido Dias Castejon.

A aula inaugural foi realizada no dia 05 de março de 1954, no então Cine Real, hoje Teatro Benedito Alves da Silva. Da 1ª turma de alunos, 46 formandos em 1958, nomes conhecidos na cidade, como Altino Bondesan, Álvaro Gonçalves, José Marcondes Pereira, Luiz Benedito Máximo, Nagib Simão e Sílvio Barros Bindão.

Além de vários prefeitos da cidade que se formaram na Faculdade, tais como José Marcondes Pereira, Joaquim Bevilacqua, Robson Marinho e Antônio José Mendes Faria, a instituição formou ainda um dos grandes juristas do país – Jair Eduardo Santana, que tem mais de 40 livros publicados e ministra palestra em todos os Estados do Brasil. Saíram ainda da faculdade muitos juízes, desembargadores, promotores, delegados e advogados renomados.

Hoje a Faculdade de Direito, que foi a precursora do que viria a ser a Universidade do Vale do Paraíba, oferece mais de 45 cursos em várias áreas, é uma Faculdade consolidada e tradicional na região, que busca a excelência no ensino, tendo obtido no ano de 2013, a nota 4 no Enade/MEC.

Fonte: Alameda Comunicação