FGV inaugura exposição sobre Prêmio Nobel

12/03/2014 - 07:44h

Mostra gratuita com módulos interativos apresenta a vida e a obra do químico Alfred Nobel, invenções e objetos pessoais dos laureados

Rio de Janeiro, 24 de fevereiro de 2014 - A vida dos laureados e inovações que contribuíram para o progresso da humanidade são os destaques da exposição “O Prêmio Nobel – Idéias Mudando o Mundo”, que tem entrada gratuita e fica em cartaz entre 13 de março e 22 de abril, das 10h às 20h, na recém-inaugurada biblioteca da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

É uma mostra completamente nova. Na America Latina, a mostra havia estado apenas na cidade de São Paulo antes de chegar ao Rio de Janeiro. Cinco pavilhões interativos trazem uma rica coleção de textos, imagens, artefatos, documentos exclusivos, interpretações artísticas originais e técnicas avançadas de importantes laureados, que mudaram o mundo com suas idéias. A mostra é realizada pelo Museu da Fundação Nobel, com sede em Estocolmo, na Suécia, em parceria com a FGV.

O público terá acesso a informações sobre o Prêmio Nobel, seus vencedores, invenções, critérios de escolha e categorias. Detalhes sobre a vida e obra do químico Alfred Nobel (1833 - 1896), idealizador da premiação e inventor da dinamite e do detonador também são revelados. Dessa forma, os visitantes poderão conhecer melhor a contribuição e relevância da premiação em diversas áreas como física, química, medicina, literatura, paz e economia.

Entre as preciosidades selecionadas para a mostra no Rio de Janeiro, os visitantes poderão ver o caderno de anotações do escritor Mario Vargas Llosa, ganhador do Nobel de Literatura, em 2010. E mais documentos exclusivos, obras de arte e invenções como rádio transistorizado, penicilina, plástico, câmera digital, disco rígido, ponteiro laser, computador e outras idéias que revolucionaram o mundo.

“É com prazer que trazemos a exposição ao Brasil e à América Latina, com o objetivo de difundirmos o Nobel e sua trajetória. A exposição traça um resumo do prêmio e encoraja o visitante a interagir e descobrir histórias fascinantes”, diz Olov Amelin, Diretor do Museu Nobel.

Em cinco módulos com telas touch screen e apresentações interativas, o público fará uma viagem pelos seguintes temas:

- Os critérios e as diferentes categorias dos Prêmios

- A vida de Alfred Nobel

- O Prêmio Nobel de 1901 até hoje

- O Prêmio Nobel em nossas vidas

- O Prêmio Nobel e o futuro

Essa será a quinta exposição itinerante promovida pelo Museu Nobel. “Culturas da Criatividade” aconteceu de 2001 a 2008, “Alfred Nobel”, “Redes de Inovações”, de 2008 a 2011, e “Breve Histórico da Ciência”, em 2012. “Culturas da Criatividade” esteve em 14 lugares, “Alfred Nobel” e “Redes de Inovações” estiveram em seis lugares e “Breve Histórico da Ciência” continua viajando – atualmente, em Cingapura.

Essa será a última chance de contemplar a exposição no Brasil. Depois do Rio de Janeiro, a mostra “O Prêmio Nobel – Idéias Mudando o Mundo” seguirá para outros continentes. O Museu Nobel, que fica em Estocolmo, na Suécia, receberá a exposição em maio de 2014.

A exposição sobre o Prêmio Nobel conta com o apoio da Saab, Sandvik, Scania e Volvo.

Sobre o Museu Nobel

O objetivo do Museu Nobel é difundir conhecimento e criar interesse e discussão em torno das ciências naturais e da cultura, por meio da criatividade e técnicas de exposição, tecnologia moderna e design elegante.

No Museu Nobel é possível saber mais sobre o Prêmio Nobel e seu fundador, assim como os laureados e seus esforços criativos. O Museu Nobel está situado em um edifício de Estocolmo do século 18, com acervo permanente, exposições temporárias, bistrô e loja.

Exposição: O Prêmio Nobel – Idéias Mudando o Mundo

De 13 de março a 22 de abril (aberto todos os dias)

Abertura para convidados: 12 de março, às 18h

Local: Fundação Getúlio Vargas – biblioteca

Endereço: Praia de Botafogo, 190 – (21) 3799-4747

Siga o Emprego-YouCan no Facebook

Siga o Ser Universitário!

Integre-se            ao nosso perfil no facebookFacebook
Nos            siga no TwitterTwitter
Participe de nossa comunidade/perfil no LinkedinLinkedin

Fonte: Insight Engenharia de Comunicação e Marketing