Funcionários e professores da Unesp Rio Claro aceitam proposta da reitoria

11/09/2014 - 22:01h

Unesp greve Rio Claro (Foto: Foto: Felipe Lazzarotto / EPTV)
Unesp Rio Claro iniciou greve no fim de maio
(Foto: Foto: Felipe Lazzarotto / EPTV)

Funcionários e Professores da Universidade Estadual Paulista (Unesp),em Rio Claro (SP), aceitaram nesta quinta-feira (11) a proposta de reajuste e abono salarial oferecida pela reitoria e devem encerrar a greve nos próximos dias. Os profissionais aderiram à paralisação no fim de maio e uma reunião com a reitoria no próximo dia 18 vai definir a data da volta ao trabalho.

Cerca de 300 professores e 400 funcionários da instituição aderiram ao movimento, que teve início nos campi das Universidades estaduais no dia 21 de maio deste ano. Em Rio Claro, os funcionários paralisaram as atividades no dia 26.

Em agosto, a universidade havia feito uma proposta de abono de 21%, mas, nesta quarta (10), o valor foi aumentado para 28,6%, para igualar a sugestão feita pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo na reunião de conciliação entre reitoria e grevistas da Universidade de São Paulo (USP).

Além do abono, eles também conseguiram que fossem aceitos outros pontos como o reajuste do vale alimentação para R$ 700, válido a partir de outubro, e para R$ 850 em janeiro de 2015. Além disso, também foi aprovado o aumento do piso salarial em 5% dos servidores técnico-administrativos da universidade à partir de fevereiro do ano que vem. "Os professores e funcionários obtiveram um reajuste de 2,56% para creditar em outubro e 2,56% para creditar em janeiro", afirmou a professora Áurea de Carvalho Costa, representante do comando de greve.

Segundo a Associação de Docentes da Unesp (Adunesp), a próxima plenária estadual dos professores será realizada nesta sexta-feira (12), a partir das 13h, na capital. A plenária vai considerar os resultados das assembleias realizadas em cada campi para discutir a proposta da reitoria.

No campus de Araraquara, entretanto, 130 servidores técnico-administrativos optaram por continuar parados. Já os 424 professores decidiram encerrar a greve no dia 5 de agosto.

Reposição
Em relação à reposição das atividades prejudicadas, conforme explicado em nota da Unesp ao G1 no dia 4 de agosto, a congregação de cada unidade afetada será responsável pela aprovação de um novo calendário escolar no momento em que a greve se encerrasse.