Funcionários grevistas da Unicamp fecham avenida durante protesto

21/08/2014 - 18:01h

Grevistas da Unicamp fecham avenida no distrito de Barão Geraldo, em Campinas (Foto: Fernanda de Freitas / Divulgação STU)
Grevistas fecham avenida de Barão Geraldo, em Campinas (Foto: Fernanda de Freitas / Divulgação STU)

Um grupo de grevistas da Unicamp fechou a Avenida Santa Isabel, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas (SP), na manhã desta quinta-feira (21). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores (STU), 150 pessoas participaram do ato. A Polícia Militar, que acompanha a passeata, estima, no entanto, a presença de 50 manifestantes no local. A Empresa de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) informou que houve lentidão no trânsito e motoristas foram orientados a recorrer a rotas alternativas.

De acordo com o STU, a manifestação tem como intuito distribuir uma carta aberta à população para expor à comunidade externa da universidade as reivindicações feitas pelos servidores nesta que já é a maior greve da história da Unicamp. A paralisação completou três meses nesta quarta.

A Emdec informou que foi acionada por volta das11h30 quando o grupo estava no cruzamento entre as avenidas Albino José Barbosa de Oliveira e Romeu Tórtima. A empresa informou que houve bloqueio total das vias e o trânsito ficou lento na região.

Os manifestantes saíram da Praça do Coco e seguem para o terminal de ônibus do Distrito, onde será feito um manifesto e, em seguida, a passeata fará o mesmo trajeto no sentido contrário para retornar ao ponto de partida.

Greve
Os funcionários pararam as atividades em 23 de maio, após decisão do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais de São Paulo (Cruesp) que congelou os salários. Sem avanços na negociação sobre reajuste salarial, que é debatido em conjunto entre as universidades estaduais (USP, Unesp eUnicamp), o reitor José Tadeu Jorge propôs em 6 de agosto o abono de 21%  para tentar por fim à paralisação. O STU negou a oferta em assembleia dois dias depois e apresentou a contraproposta que foi rejeitada pela reitoria em 13 de agosto. Uma reunião foi realizada entre as partes, mas não houve consenso.