Fuvest desvincula bônus para aluno de escola pública de desempenho

05/06/2014 - 17:01h

A Universidade de São Paulo (USP) anunciou, nesta quinta-feira (5), que vai expandir o bônus do Programa de Inclusão Social (Inclusp) para todos os alunos de escola pública. Antes, o bônus era calculado de acordo com o desempenho do aluno na prova da primeira fase da Fuvest. A partir deste ano, porém, todos os estudantes da rede pública que acertarem um número mínimo de pontos ganharão um porcentual adicional à nota.

Até o último Vestibular da Fuvest, só recebia o valor máximo do bônus o estudante que acertasse mais de 60 das 90 questões da prova da primeira fase. Agora, segundo a USP, todo candidato que acertar no mínimo 27 questões receberá acréscimo.

Tipos de bônus
Pelo Inclusp, quem cursou o ensino médio em escola pública tem direito a 12% de bônus. Quem cursou tanto o ensino fundamental quanto o ensino médio na rede pública tem direito a 15% sobre a pontuação na prova.

Os candidatos que participam do Programa de Avaliação Seriada (Pasusp) ?"os que cursaram o ensino fundamental na rede pública e ainda estejam cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio em escola pública?" têm direito a 20% de bônus. Já os candidatos pretos, pardos e indígenas que cursaram ensino fundamental e médio em escola pública recebem ainda 5% de bônus adicional.

Outra mudança será que a nota de corte deve ser calculada depois do acréscimo do bônus, o que pode elevá-la de um a dois pontos, segundo informações divulgadas pela Pró-Reitoria de Graduação da USP.