Grupo Santander destinará 220 milhões de euros a universidades até 2015

11/12/2013 - 10:17h

O Grupo Santander destinará 220 milhões de euros a Universidades até 2015, após ter realizado investimentos de 1 bilhão de euros em projetos Universitários nos últimos 15 anos, disse nesta segunda-feira (18) no Rio de Janeiro o presidente da instituição, Emilio Botín.

"Dos 600 milhões de euros que anunciamos em recursos a universidades para o período entre 2010 e 2015 já investimos 380 milhões, por isso restam mais 220 milhões para os dois próximos anos", afirmou o presidente mundial do Grupo Santander e da Universia.

Botín se referiu assim às contribuições realizadas pelo Santander a fundo perdido para projetos de universidades, durante a Entrevista coletiva que concedeu na capital carioca onde anunciou a realização do 3º Encontro Internacional de Reitores Universia que acontecerá no Rio de Janeiro, em julho de 2014.

"Consideramos que investir em universidades é apostar no futuro", assegurou o presidente do banco espanhol, ao destacar que o Santander concentra na educação superior a maior parte de seu trabalho em desenvolvimento social.

Acrescentou que, por esse motivo, a entidade financeira que preside destinou nos últimos 15 anos 1 bilhão de euros tanto ao apoio de universidades como da Universia, a maior rede mundial de universidades de fala hispânica e portuguesa, integrada por 1.242 instituições de educação superior de 23 países ibero-americanos que contam com 14,3 milhões de alunos e Professores.

Segundo Botín, uma grande parte desses recursos foi destinado a bolsas de estudos para universitários.

O Santander anunciou em 2010 o "início de um programa de 18 mil bolsas de estudos de mobilidade para estudantes ibero-americanos", lembrou.

O presidente do Comitê Organizador do 3º Encontro Internacional de Reitores e ex-reitor da Universidade de Salamanca, Ignacio Berdugo, disse na mesma entrevista coletiva que a escolha do Brasil como sede da reunião representa igualmente um maior compromisso deste banco com o apoio a universidades brasileiras.

"O Santander tem uma política de apoio às universidades e de concessão de bolsas de estudos e, além disso, assume um compromisso de ações específicas no Rio de Janeiro, especialmente para as comunidades da cidade", afirmou Berdugo, que é assessor da divisão do Santander de apoio às universidades.

De acordo com fontes da subsidiária do Santander no Brasil, o grupo oferecerá capacitação nos próximos anos a cerca de 20 mil pessoas, especialmente nas comunidades mais pobres, em idiomas como inglês, espanhol e mandarim; e em áreas como turismo, hotelaria e informática.

"Essa capacitação é realizada em associação com as universidades com as quais trabalhamos no Rio de Janeiro e busca capacitar os cariocas para os grandes eventos que o país organizará", explicou Berdugo em referência à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

O 3º Encontro Internacional de Reitores da Universia, previsto para os dias 28 e 29 de julho de 2014, reunirá no Rio cerca de mil reitores de universidades da região ibero-americana e cerca de 100 reitores das universidades mais prestigiadas de Estados Unidos, Rússia e países da Europa, Ásia, África e Oceania, segundo Botín.

Siga o Ser Universitário!

Integre-se            ao nosso perfil no facebookFacebook
Nos            siga no TwitterTwitter
Participe de nossa comunidade/perfil no LinkedinLinkedin

Siga o Emprego-YouCan no Facebook