Gupo de fundos de investimento compra controle da Abril Educação por R$ 1,3 bi

09/02/2015 - 16:01h

A Thunnus Participações fechou acordo com a Abrilpar para adquirir o restante das ações que a holding detinha na Abril Educação. Com a operação, avaliada em R$ 1,309 bilhão, a Thunnus passa a ser a única controladora do grupo educacional. A Thunnus é o veículo de investimento controlado por fundos geridos pela Tarpon.

O contrato foi assinado ontem, domingo, segundo fato relevante enviado na manhã desta segunda-feira para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e prevê o pagamento de R$ 12,33 por papel --prêmio de 21,7% perante o fechamento de sexta-feira. Serão adquiridas 54,1 milhões de ações em posse da Abrilpar e a Thunnus ficará com 106,2 milhões de papéis, ou 40,64% do total.

A transação representa um aditivo frente ao acordo que havia sido firmado em junho do ano passado, quando o veículo de investimento controlado pela Tarpon acertou a compra de 19,9% do capital social da Abril Educação. Na época, uma das cláusulas previa pagamento adicional a depender de metas de desempenho, itens esses que foram extintos com o novo contrato.

Com a consolidação da Thunnus como único controlador da companhia, haverá uma oferta pública de aquisição (OPA) dos papéis remanescentes no mercado, ao mesmo preço pago à Abrilpar: R$ 12,33 por ação. A Thunnus informou que submeterá à análise da CVM o edital da oferta no prazo de até 30 dias após o fechamento da transação.

Se todos os acionistas desejarem sair do negócio, a Thunnus pagará, no total, R$ 3,22 bilhões.

Há dentre os integrantes do capital da companhia, contudo, os herdeiros da família Civita, que podem decidir não vender sua participação.

Com a operação de venda acertada, o conselho de administração elegeu Eduardo Mufarej, sócio da Tarpon, como novo presidente da Abril Educação. A estrutura administrativa da empresa será dividida entre educação básica e escolas de idiomas, com o atual executivo-chefe, Mario Ghio, atuando como diretor-executivo responsável pela educação básica, e Marcelo Bruzzi cuidando de idiomas para adultos.

Fonte: Uol