Haddad doa prédio que seria escola para abrir vagas do Pronatec

17/04/2014 - 18:01h

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, assinou nesta quinta-feira (17) a transferência de um edifício na zona leste da cidade para o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo). A previsão é que a unidade entre em funcionamento no segundo semestre deste ano com 120 vagas do Pronatec (Programa Nacional De Acesso Ao Ensino Técnico E Emprego) "uma das principais bandeiras eleitorais da presidente Dilma Rousseff.

O prédio, localizado em São Miguel Paulista (zona leste de São Paulo), originalmente seria uma escola de ensino fundamental. A prefeitura informou que a transferência foi realizada porque "não há demanda para ensino fundamental na região".

Segundo o último levantamento da Secretaria Municipal de Educação (de janeiro deste ano), não há demanda para o ensino fundamental em São Miguel, mas faltam 561 vagas em creches e 72 na pré-escola no distrito. Para a secretaria, porém, o espaço não pode ser usado para reduzir essa demanda. "A unidade não pôde ser convertida em creche, pois não há espaços adequados para a educação infantil".

O edifício tem 2,8 mil m² e capacidade para atender 1.200 alunos. Está localizado na área central do bairro, na rua Tenente Miguel Delia, altura do número 130. São 15 salas de aula, além de espaços para salas de leitura, informática, laboratório e uma quadra coberta.

Pronatec

A doação do edifício foi anunciada pelo prefeito Haddad em fevereiro de 2014, durante formatura de alunos do Pronatec --programa federal que tem o objetivo de ampliar a oferta de ensino técnico e tecnológico para jovens e trabalhadores com ensino médio.

Na data, o ministro José Henrique Paim Fernandes (Educação) disse que a meta do Pronatec é chegar a 8 milhões de beneficiados até o final de 2014. Até fevereiro, o número estava em 5 milhões.

O termo assinado hoje pela Prefeitura de São Paulo dá ao IFSP uma permissão de uso, mas um projeto de lei será enviado à Câmara Municipal para definir a concessão.

Os primeiros cursos oferecidos no prédio serão das áreas de línguas e informática. Durante a assinatura do termo, o reitor do IFSP, Eduardo Antônio Modena, informou que serão realizadas audiências públicas para definir os demais cursos que serão oferecidos na unidade.

Em maio de 2013, a prefeitura já havia transferido um terreno de 67 mil m² para a construção de Instituto Federal em Pirituba, zona norte da cidade.

Fonte: Uol