Hoje é o Dia do Bibliotecário! Parabéns a todos que trabalham nessa área e cuidam dos nossos tesouros !!!

11/03/2014 - 23:00h

São a classificação, organização, conservação e divulgação do acervo de bibliotecas e centros de documentação. O bibliotecário trabalha como um administrador de dados, que também processa e dissemina a informação. Além de catalogar e guardar as informações, ele orienta sua busca e seleção. Cabe-lhe analisar, sintetizar e organizar livros, revistas, documentos, fotos, filmes e vídeos. É de sua responsabilidade planejar, implementar e gerenciar sistemas de informação, além de preservar os suportes (mídias) para que resistam ao tempo e ao uso. Trabalha em bibliotecas públicas, escolares ou particulares, centros de documentação, arquivos, museus, centros culturais e de memória, hemerotecas, editoras, empresas de comunicação, provedores de internet, ONGs, clubes e associações. Nos últimos tempos, a atuação do profissional de biblioteconomia tem se voltado cada vez mais para a criação e a manutenção de arquivos digitais e para a montagem de bancos de dados em computadores, empregando para isso os sistemas de informática e a internet. O licenciado está apto a dar aulas no ensino técnico para formar bibliotecários.

Fique de Olho

Precisa-se de Bibliotecários

Lei federal sancionada em 2010 torna obrigatória a instalação de bibliotecas em todas as escolas do país. Isso significa que são necessários mais bibliotecários. Hoje, o Brasil conta com cerca de 20 mil bibliotecários, mas até 2020 ? prazo máximo para a instalação dos acervos ? esse número precisa chegar a quase 180 mil. Uma boa notícia para um mercado que também vem crescendo por causa do surgimento de novas tecnologias, como as bibliotecas digitais.

Mercado De Trabalho

Para que se cumpra integralmente o disposto na lei federal de 2010, que obriga a instalação de bibliotecas em todas as escolas do país até 2020, será necessário formar 160 mil novos bibliotecários nos próximos 16 anos. Só isso já é um indicativo da alta temperatura do mercado de trabalho para o graduado em Biblioteconomia. O cenário melhora, ainda, com a expansão das instituições federais de ensino superior, que leva à criação de novos campi no interior do país. "Além disso, cerca de 30% dos profissionais hoje em atuação deverão se aposentar nos próximos cinco anos", diz Carlos Cândido de Almeida, coordenador do curso na Unesp, em Marília. Afora as bibliotecas tradicionais, o bibliotecário é chamado organizar e gerenciar informações registradas em meios digitais, em portais e sites de internet. A maior concorrência está nas grandes capitais do Sul e do Sudeste. Mas a expansão das Universidades federais no interior do país abre oportunidades na região Norte, particularmente nos estados de Rondônia, Acre e Pará.

Salário inicial: R$ 2. 052,00

Siga o Emprego-YouCan no Facebook

Siga o Ser Universitário!

Integre-se            ao nosso perfil no facebookFacebook
Nos            siga no TwitterTwitter
Participe de nossa comunidade/perfil no LinkedinLinkedin

Fonte: guiadoestudante.abril.com.br