HUSFP realiza o primeiro transplante renal com doador falecido

09/04/2014 - 08:20h

Único hospital da região Sul do Estado credenciado pelo Ministério da Saúde para a realização de transplante renal, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) atingiu mais um marco. Depois de dois bem-sucedidos transplantes entre vivos, a instituição de saúde realizou, no domingo (06), seu primeiro transplante renal com doador falecido.

O receptor, um homem de 30 anos, já estava em tratamento por hemodiálise há oito meses e fazia parte de um registro de potenciais receptores. No sábado (05), um jovem de 28 anos sofreu um grave acidente em outro município do Rio Grande do Sul, com evolução para um quadro de morte encefálica. A família concordou com a doação de seus órgãos e, através de exames de tipo sanguíneo e compatibilidade imunológica, a Central de Transplantes do Estado detectou que o rim era adequado para o paciente.

O rim doado foi transportado para Pelotas na madrugada de domingo. A equipe cirúrgica reuniu-se às 8h para o procedimento. De acordo com a nefrologista Maristela Böhlke, uma das integrantes da equipe, o processo ocorreu sem qualquer intercorrência, haja vista que o grupo possui extenso treinamento prévio em transplante de órgãos.

Segundo ela, a evolução do paciente é muito boa e o rim transplantado já está funcionando. O receptor já está urinando normalmente.

O HUSFP oferece, a todos os pacientes com doença renal crônica em tratamento por diálise na região, a possibilidade de inscrição na lista de espera, que já possui cerca de 30 pacientes.

A equipe cirúrgica foi composta pelos médicos Daniel Vanti (urologista), Diego Gressler (cirurgião vascular), Marcelo Rocha (cirurgião geral) e Diego Larangeira (cirurgião vascular). Os médicos nefrologistas Franklin Barcellos, Maristela Böhlke e Gustavo Uliano integraram a equipe clínica. A equipe multiprofissional contou com a enfermeira Márcia Nunes, a administradora Ana Paula Urrutia, a assistente social Josiane Soares e a nutricionista Maristela Costamillan.

Siga o Emprego-YouCan no Facebook

Siga o Ser Universitário!

Integre-se            ao nosso perfil no facebookFacebook
Nos            siga no TwitterTwitter
Participe de nossa comunidade/perfil no LinkedinLinkedin

Fonte: Universidade Católica de Pelotas