Ibmec é vendido para grupo educacional americano DeVry

15/12/2015 - 16:01h

Ibmec conta com 15 mil alunos no país (Foto: Reprodução/Ibmec/Facebook)

A DeVry anunciou nesta terça-feira (15) a compra de 96,4% do Grupo Ibmec, na maior aquisição já realizada no Brasil pela companhia norte-americana e que avalia a renomada empresa de educação superior em cerca de R$ 700 milhões.

A aquisição é a décima realizada pela DeVry no Brasil. Excluindo a Ibmec, o grupo norte-americano desembolsou R$ 570 milhões nas nove compras de instituições de ensino anteriores.

A compra do Ibmec trará para a carteira da DeVry cerca de 15 mil alunos em cursos de graduação e pós-graduação e online em áreas como finanças, administração e engenharia. O Ibmec, fundado em 1970, tem campi no Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e em Campinas (SP) com a marca Metrocamp.

APLICATIVOS DO G1
Baixe de graça apps para Android e iOS

A DeVry estimou a receita do Ibmec em R$ 235 milhões neste ano, com alunos vinculados ao Fundo De Financiamento Estudantil (Fies), do governo federal, representando cerca de 11%do faturamento total.

Em junho, o presidente da DeVry no Brasil, Carlos Degas Filgueiras, tinha dito em Entrevista à Reuters que a companhia buscava novas aquisições no Sudeste do país, vendo chance de conseguir acertar operações a preços menores devido ao cenário de recessão e incertezas sobre o Fies.

Nesta terça, o presidente-executivo da DeVry, Daniel Hamburger, disse em comunicado que a empresa está "olhando para além dos atuais problemas do mercado e focando em oportunidades de longo prazo em educação superior no Brasil".

"Estamos fazendo esta aquisição agora porque há tão poucas oportunidades de adquirir uma instituição do calibre do Ibmec", afirmou o executivo.

A DeVry no Brasil
Antes de divulgar acordo para compra do Ibmec, a DeVry anunciou em dezembro de 2014 a aquisição da Damásio Educacional, instituição sediada em São Paulo especializada no ensino de Direito e que marcou a entrada da empresa em outras regiões do país além do Norte e Nordeste.

Segundo a companhia, os planos para o Ibmec incluem a distribuição dos programas educacionais da instituição pela rede de ensino da DeVry no Brasil, além de expansão para novos campi e crescimento em educação corporativa.

A DeVry Brasil controla atualmente 16 instituições de ensino no Brasil. São, ao todo, 23 campi e mais de 200 centros de aprendizagem em todo o país que atendem mais de 135 mil alunos, segundo o grupo.