II INOVA-SERRA-RJ-FESO discute proteção de marca e direitos empresariais

28/08/2015 - 09:40h

Untitled Document

O II Seminário de Inovação e Tecnologia - INOVA-SERRA-RJ-FESO, realizado no final de julho no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (ACIAT) abordou o tema “Como proteger sua marca e outros direitos ligados ao seu negócio”, com a participação de empresários associados à ACIAT.

“O tema foi escolhido com base nos assuntos que poderiam ser de maior interesse dos empresários ligados à ACIAT e relacionado com as principais áreas de negócios locais, neste caso, marcas e direitos autorais sobre softwares, por exemplo”, contou o Professor Armênio Evangelista, assessor da Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). Ele ministrou duas palestras no encontro, sendo a primeira sobre “Marcas: tipos e registro no INPI” e a segunda sobre “A relação Universidade-Empresa: transferência de tecnologia e inovação”, esta juntamente com o professor Valter Luiz da Conceição Gonçalves, coordenador do curso de Farmácia do UNIFESO. A programação também contou com a partipação da plateia, que teve a oportunidade de tirar dúvidas.

Segundo o professor Alexandre Cadilhe, Diretor Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, que encerrou o evento, o seminário Inova-Serra constitui parte das ações da DPPE, através do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT), para aprofundar o diálogo entre a comunidade externa - especialmente profissionais e empresários - e a comunidade interna - pesquisadores e estudantes do UNIFESO, de modo a articular as pesquisas desenvolvidas na Instituição através do Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE) e as demandas do mundo do trabalho. “Não temos dúvidas de que o conhecimento que produzimos em nossa Instituição é um potencial gerador de serviços e produtos para o desenvolvimento da nossa região; contudo, precisamos estreitar ainda mais nossos laços com o empresariado, e este evento foi realizado com este intuito, assim como outros que estão por vir”, avaliou o professor.

Além do UNIFESO, o evento contou com o apoio da ACIAT e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Fonte: Unifeso