IFOOD DELIVERY
Ser Universitario
 
STONE

Inova SENAI apresenta 50 projetos durante Olimpíada do Conhecimento

13/08/2014 - 10:41h

A mostra Inova SENAI, que acontecerá paralelamente à Olimpíada do Conhecimento 2014, entre os dias 3 e 6 de setembro, em Belo Horizonte (MG), terá 50 inventos inovadores desenvolvidos por estudantes e Professores das unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Além da apresentação ao público as criações serão mostradas a um grupo de investidores interessados em produzi-las em escala industrial e colocá-las no mercado.

Os 50 finalistas foram escolhidos entre 240 ideias avaliadas por uma banca de jurados que considerou aspectos como viabilidade e inovação do projeto. Durante a mostra as criações disputarão prêmios de R$ 2 mil nas categorias Tecnologias Industriais (produto e processo), Tecnologias Educacionais, Tecnologias Inclusivas e Voto Popular.

Relacionados às áreas de eficiência energética, reaproveitamento de resíduos e melhoria de condições de vida para pessoas com deficiência, todos os projetos que integram a exposição, se colocados no mercado, poderiam gerar até R$ 150 milhões em receita no primeiro ano de comercialização.

drive_senai (Foto: Divulgação/Portal da Indústria)
Imagem 3D do protótipo Drive

Durante o Inova SENAI os visitantes poderão conhecer os protótipos das invenções e acompanhar seu funcionamento. Um novo modelo de cadeira infantil para automóveis, por exemplo, é uma das iniciativas que será mostrada. O produto, batizado com a sigla DRIVE (dispositivo de retenção infantil veicular embutido) tem um sensor de peso ligado ao sistema elétrico do carro que, quando acionado, impede que as portas sejam travadas. A função do produto é evitar que pais saiam e se esqueçam de tirar as crianças do veículo.

Segundo o Professor William Gomes, que coordenou o projeto com uma equipe de cinco alunos do curso técnico de Mecânica, do SENAI de São Leopoldo (RS), onde funciona o Centro Técnico de Mecânica de Precisão, o DRIVE já foi premiado em uma feira estadual de Porto Alegre e venceu no voto popular do Inova SENAI estadual. O grupo está muito otimista para a Olimpíada do Conhecimento, afirma Gomes.

Outros projetos que estarão na mostra

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Sistema inteligente para chuveiros: com objetivo de aumentar o conforto do banho, por meio de ajuste da temperatura da água do chuveiro elétrico sem a necessidade de mudar a vazão de água. Possibilita economia direta no consumo de energia elétrica.

Biogás do soro de leite: aproveita o soro de leite na produção de biogás para geração de energia térmica. Promove o aproveitamento do potencial energético do soro de leite reduzindo o impacto ambiental gerado pelo descarte em rios e lençóis freáticos; pela contribuição com o meio ambiente, ao reduzir a quantidade de gás poluidor na atmosfera; e pela redução dos custos com energia térmica no processo de fabricação dos derivados do leite.

Briquetes com folhas de árvores geradores de energia térmica: cria briquetes (produto obtido a partir da compactação mecânica de resíduos diversos) aproveitando as folhas que caem das árvores nos centros urbanos, que geralmente são descartadas ou incineradas. Os briquetes geram um novo combustível que fornecerá energia térmica para empreendimentos que antes faziam uso, por exemplo, de lenha, carvão, entre outros.

REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS

Ecoplaca: projeto para desenvolver ecoplacas destinadas à construção civil e à indústria moveleira, produzidas a partir do reaproveitamento de sacos de cimento vazios e copos plásticos descartáveis.

Piso intertravado à base de resíduos obtidos por processo hidrotérmico: propõe a utilização de resíduos sólidos, como argamassas, materiais cerâmicos e concretos na fabricação de pisos intertravados, por meio do processo de cura acelerada. Os pisos intertravados são definidos como peças modulares (tradicionalmente de concreto) que, dispostas sobre uma base de areia nivelada, formam áreas pavimentadas para o tráfego de pessoas, veículos leves ou pesados.

Aproveitamento de PET residual para produção de textura: o projeto cria uma textura para aplicação em paredes de alvenaria, utilizando como principal componente da fórmula o PET (polietilenotereftalato) reciclado de garrafas de refrigerantes verdes e transparentes. Os resultados dos testes já indicaram qualidade do produto final, em relação à resistência à abrasão, à absorção de água e à aplicação em paredes de alvenaria.

SAÚDE

Fralda hospitalar para prematuros extremos: o projeto visa a adaptar uma fralda do tamanho infantil ao tamanho desejado, nas condições fisiológicas do recém-nascido, melhorando a qualidade da higienização nas maternidades durante a internação de prematuros extremos. Atualmente, para essa adaptação, as equipes de enfermagem recortam as fraldas de tamanho normal e adaptam-nas com fita adesiva, para que suas camadas de gel não desmontem, o que gera desperdício do material industrializado.

MELHORIA DE VIDA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Dispositivo para cadeira de rodas para transpor obstáculos de pequenas alturas: é uma rampa móvel que foi desenvolvida para ser acoplada a uma cadeira de rodas manual. Quando diante de um obstáculo ou calçada, a rampa se projetará, permitindo que o cadeirante ganhe em mobilidade. O projeto é de baixo custo e fácil de inserir no mercado nacional, oferecendo uma solução concreta e acessível para pessoas com deficiência física.

Pernas Robóticas: o projeto Pernas Robóticas desenvolve um protótipo para oferecer maior mobilidade a pessoas paraplégicas. O sistema motorizado é controlado por computador e permite ao usuário que vestir o equipamento se locomover numa experiência similar ao caminhar humano, com equilíbrio e conforto.

Cadeira odontológica adaptada com plataforma para cadeirante: Voltada para consultórios odontológicos, a cadeira adaptada possibilita tanto o atendimento convencional a pacientes não-candeirantes quanto a cadeirantes em um único equipamento. O mobiliário é dotado de uma plataforma, que inclina o paciente cadeirante para a posição adequada para consulta, evitando os riscos decorrentes de ser transferido de sua cadeira de rodas à cadeira odontológica.

Estante para PCDs: o projeto Estante para PCDs oferece uma estante especial com dispositivo similar a uma roda gigante. De aparência comum, na parte externa, o móvel automatizado faz o deslocamento vertical das prateleiras, oferecendo conforto e independência a pessoas com deficiência ou de baixa estatura, idosos e crianças.

O Inova SENAI é uma das atividades especiais da oitava edição da Olimpíada do Conhecimento, que reunirá 800 competidores durante os quatro dias de provas, no Expominas, em Belo Horizonte, entre os dias 3 e 6 de setembro.

informe publicitário (Foto: Divulgação)



Fonte: G1

STONE EMPREENDEDOR

Compartilhe e exponha sua opinião...

Mais notícias
Veja todas as noticias