Inpa prorroga inscrições para 149 vagas em mestrados no Amazonas

01/10/2014 - 23:01h

Inpa completa 60 anos de criação (Foto: Divulgação/Inpa)
Sede do Inpa fica localizada no Aleixo, em Manaus
(Foto: Divulgação/Inpa)

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) prorrogou até o dia 10 de outubro o prazo de inscrição para o Processo Seletivo dos Programas de Pós-Graduação, em nível de Mestrado, para a turma de 2015. A previsão era de que o prazo se encerrasse na terça-feira (30). Ao todo, são oferecidas 149 vagas.

De acordo com o Inpa, as vagas estão distribuídas em oito programas de pós-graduação: Agricultura no Trópico Úmido (12 vagas); Biologia de Água Doce e Pesca Interior (18 vagas); Botânica (24 vagas); Ciências de Florestas Tropicais (20 vagas); Clima e Ambiente, programa em ampla associação com a Universidade do Estado do Amazonas (15 vagas); Ecologia (até 25 vagas/ ver regras do Programa); Entomologia (15 vagas); Genética, Conservação e Biologia Evolutiva (20 vagas).

As provas deverão ser aplicadas no dia 5 de novembro com duas fases: na parte da manhã (8h30-12h30) haverá uma prova de conhecimentos específicos e à tarde (15h-17h) de língua estrangeira. Cada edital traz os detalhes e critérios de seleção específicos.

Ainda segundo o Inpa, neste ano, o processo seletivo será realizado em 21 cidades de todas as regiões brasileiras: Manaus, Tabatinga, Parintins e Tefé, no Amazonas; Belém e Santarém, Pará; Porto Velho (Rondônia); Rio Branco (Acre), Boa Vista (Roraima); Macapá (Amapá); Recife (Pernambuco); Salvador (Bahia); São Luís (Maranhão); Natal (Rio Grande do Norte); Cuiabá (Mato Grosso); Brasília (Distrito Federal); Rio de Janeiro (Rio de Janeiro); Belo Horizonte (MG), Campinas (São Paulo); Porto Alegre (Rio Grande do Sul); Londrina (Paraná). Os locais das provas serão informados aos candidatos por e-mail e pelo site da pós-graduação do Inpa.

A seleção para o Doutorado acontece em fluxo contínuo durante o ano.