Inscrições para Bolsa Universidade 2015 são abertas em Manaus

30/12/2014 - 21:01h

Inscrições para o Bolsa Universidade são feitas no site (Foto: Marina Souza/G1 AM)
Inscrições para o Bolsa Universidade são feitas no
site (Foto: Marina Souza/G1 AM)

As inscrições para o processo seletivo do Programa Bolsa Universidade (PBU) 2015 foram abertas nesta terça-feira (30). Ao todo, devem ser disponibilizadas 6,8 mil bolsas integrais e parciais de 75% e 50% em cursos de nível superior em instituições parceiras. As inscrições seguem até o dia 11 janeiro e devem ser feitas pela internet. Nesta edição houve um incremento de 83,3% no quantitativo de bolsas integrais em comparação ao ano passado. Além disso, o programa deve assumir novo formato para coibir fraudes no sistema.

Segundo a diretora geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo, devem ser priorizadas vagas em cursos de maior demanda e bolsas de maior percentual de desconto. Em 2014, o quantitativo de bolsas de 75% foi ampliado em 450% e a oferta de bolsas integrais em 268%. Com a nova legislação, 2% das vagas devem se destinar a idosos com idade a partir de 60 anos, e passa a ser exigido como critério a renda per capita de um salário mínimo e meio e não mais a renda familiar de quatro salários mínimos.

O candidato contemplado com o benefício deve receber um manual explicativo sobre as regras do programa, que não exige a devolução do valor investido no curso, após a formatura. Ao invés disso, os beneficiados devem dar a contrapartida ao município, atuando em projetos da Prefeitura de Manaus e órgãos municipais, na área educacional, social, cultural e socioambiental, dentre outras.

As mais de 6,8 mil vagas são para o primeiro semestre do próximo ano. Para o segundo semestre, novas bolsas serão disponibilizadas para o cadastro de reserva do programa. Atualmente, 13 instituições parceiras estão credenciadas no programa: Boas Novas, Ciesa, Dom Bosco, Esbam, Fametro, Fucapi, IAES, La Salle, Literatus, Martha Falcão, Materdei, Maurício de Nassau, Nilton Lins e Uninorte.

Inscrições
As inscrições foram abertas nesta terça-feira (30) e seguem até o próximo dia 11 de janeiro. Para se inscrever o candidato deve acessar o site do Programa Bolsa Universidade. O estudante que não tem acesso à internet pode procurar uma das 'lan houses' credenciadas pela Prefeitura, onde as inscrições são efetuadas gratuitamente. Para ter acesso a lista de locais, clique aqui. O resultado será divulgado no dia 14 de janeiro.

Para participar, o candidato deve obedecer os seguintes critérios: ser estudante brasileiro nato ou naturalizado; possuir renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio; ser residente em Manaus; estar regularmente matriculado ou apto a se matricular em IES participante do Programa; não possuir diploma de curso superior e não estar matriculado em instituição pública de ensino superior; firmar compromisso de prestar serviços em sua área de estudo, sem ônus para a Prefeitura.

Bolsa Pós-Graduação em 2015
Para 2015, além do novo Bolsa Universidade, a prefeitura prevê para o segundo semestre o lançamento do primeiro processo seletivo do Bolsa Pós-Graduação. A lei para a aprovação do processo foi sancionada em novembro de 2014 e se encontra na fase dos preparativos gerenciais. Nos moldes do Bolsa Universidade, o novo programa deve permitir a formação em nível de especialização à população de baixa renda em Manaus, segundo a prefeitura da capital.