Jogo online quer conscientizar 30 mil estudantes sobre o combate à dengue

26/06/2014 - 09:01h

Uma parceria entre a iniciativa privada e as três Universidades públicas de São Carlos (USP, Unesp e UFSCar) lançou uma nova versão de um game que conscientiza sobre o combate à dengue. O jogo Contra Dengue 2 na Cidade", que está disponível na internet e já teve mais de 50 mil acessos, tem o objetivo de mostrar para 30 mil alunos de sete cidades da região os riscos da doença e as formas de eliminar os criadouros do mosquito transmissor.

A iniciativa do grupo Ludo Educativo transformou o Aedes Aegypti no vilão do jogo, que vive colocando ovinhos. A personagem principal do game é Sofia, que tem a missão de evitar que ele se multiplique. Ela coloca areia nos vasos, cobre pneus com lona e tenta eliminar o inseto.

É uma diversão para as crianças. Elas querem chegar até o final, querem entender a dinâmica do jogo e, com isso, entendem como combater a dengue, explicou o coordenador de desenvolvimento de jogos, Alexandre Rosenfeld.

Estratégia
Para o Professor e diretor do Centro de Materiais Funcionais da Unesp, Elson Longo, essa é uma estratégia para levar a orientação para dentro de casa. As crianças têm uma influência muito grande no lar. Então elas vão conscientizar os pais da importância da limpeza, afirmou.

A ideia é estimular o jogo nas escolas da região. A gente pretende chegar no objetivo final, que é realmente eliminar o mosquito da dengue e praticar esses bons hábitos nas nossas casas. Toda essa tecnologia vem somar com o nosso objetivo, destacou a diretora regional de ensino, Débora Gonzalez Costa Blanco.

O estudante Lucas Vítor Dias aprovou o jogo . É muito interessante porque une o que o jovem gosta de fazer, que é usar o computador, com o aprendizado, que seria conscientizar a prevenir o mosquito da dengue, opinou.

Jogo conscientiza sobre os riscos e como combater a dengue (Foto: Felipe Lazzarotto/ EPTV)