Jovem 'experimenta' mercado por 1 ano antes de prestar prova para moda

06/01/2015 - 14:01h

Yasmin Carvalho Marroco quer seguir carreira em moda (Foto: Claudia Assencio/G1)
Yasmin Carvalho Marroco tenta vaga em curso de
têxtil e moda da USP (Foto: Claudia Assencio/G1)

A estudante Yasmim Carvalho Marroco, de 19 anos, sempre sonhou em fazer Faculdade de moda. Mesmo convicta de sua decisão, ela apostou na experiência de Mercado De Trabalho por um ano, antes de tentar uma vaga no curso de têxtil e moda da Universidade de São Paulo (USP). Por um ano, ela fez um "test-drive" da profissão, quando trabalhou em uma boutique na cidade de Capivari (SP) e era responsável pela escolha da coleção da loja.

?Já na primeira série do ensino fundamental, nunca mudei de ideia, mas com essa experiência de mercado eu tive contato com grandes marcas do circuito nacional?, disse.

Yasmin contou que a experiência reforçou ainda mais o desejo de investir na carreira de moda. ?Pude ver de perto qual é a dinâmica do mercado, desde a triagem dos modelos pensando no público-alvo, estudo de tendências, composição e atendimento?, explicou.

Preparação
Durante o ano passado, ela se preparou para o Vestibular da Fuvest e ficou confiante com seu desempenho nos primeiros dias de prova "Gostei do tema da redação", afirmou a jovem, que fez as provas na Escola de Agricultura Luiz de Queiroz, campus da USP em Piracicaba (SP).

Nesta terça-feira (6), a estudante respondeu questões especificas para o curso de sua candidatura. Foram seis questões de história e outras seis de matemática. O curso de têxtil e moda da USP oferece 60 vagas no vestibular 2015. No total foram 487 inscritos, de acordo com informações do site da Fuvest. Para a segunda fase, foram convocados 146 candidatos.

Prova
A terceira e última prova da segunda fase da Fuvest é formada por 12 questões de duas ou três disciplinas, de acordo com a carreira escolhida. Se forem duas, serão seis perguntas em cada uma delas. Se forem três matérias, serão quatro de cada.

Algumas carreiras têm provas de habilidades específicas, que valem 100 pontos. Elas serão realizadas a partir do dia 7 de janeiro. A Esalq fica na Avenida Pádua Dias, 11, na Agronomia.

Yasmin Carvalho Marroco tenta vaga para Usp Leste (Foto: Claudia Assencio/G1)
Yasmin Carvalho Marroco tenta vaga para o curso de moda na Usp Leste (Foto: Claudia Assencio/G1)