Laboratório do UNIFESO desenvolve georreferenciamento do Campus Quinta do Paraíso

31/08/2015 - 11:18h

O Laboratório de Projetos e Prototipagem (LPP) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) disponibilizou um mapa interativo de georreferenciamento do Campus Quinta do Paraíso no site da Esri, empresa fabricante do software ArcGIS, que está sendo utilizado no projeto, que foi contemplado no Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE) 2015 do UNIFESO.

“O mapa permite o acesso gratuito a várias informações sobre o Campus Quinta do Paraíso, sendo possível navegar com ferramentas de zoom, marcadores e janela gráfica”, explicou o coordenador do curso de Ciência da Computação, Professor Laion Luiz Fachini Manfroi. Para acessá-lo basta entrar no link do ArcGIS Online (https://www.arcgis.com/home/) e digitar “UNIFESO” no campo “Pesquisar por”, no canto superior direito da janela. Para abrir o mapa, clicar sobre ele. “Ao clicar sobre um local desejado no mapa, aparecem algumas informações em janelas pop-up. Clicando no link ‘Sobre’ podem ser acessadas outras informações sobre o projeto”, completou o coordenador.

O trabalho ainda está em andamento e é atualizado em tempo real sempre que há alguma modificação. A ideia é utilizá-lo como ferramenta de gestão e planejamento de um Campus Sustentável.

Alta tecnologia

Funcionando desde 2013, o LPP desenvolve atividades relacionadas ao desenvolvimento de protótipos, contando para isso com uma impressora 3D, além de ser utilizado para disciplinas como “Prototipagem Virtual” e “Modelagem Gráfica e Animação” do curso de Ciência da Computação Como novidade oferece atividades relacionadas ao Sistema de Informações Geográficas (SIG) e ao Geoprocessamento, muito utilizadas atualmente no desenvolvimento de projetos de avaliação, conservação e planejamento ambiental.

Fonte: Unifeso