Levantamento mostra 10 "profissões curinga" em tempos de crise

12/08/2015 - 12:01h

Para escolher a futura profissão o jovem deve levar em conta, além de suas preferências, as que possibilitem migrar entre indústria, comércio e serviço com facilidade, ou seja as que representem maior proteção para o trabalhador em tempos de crise.

Um levantamento inédito feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) com base nos dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), mostra as 10 ocupações com saldo positivo de vagas em um período de demissões. O estudo aponta, por exemplo, para as profissões de técnico em operação e monitoração de computadores, de técnico em programação e de MECânico de manutenção e instalação de aparelhos de refrigeração.

ws15_marcioguerra (Foto: Nereu Leme)
Marcio Guerra, do SENAI

De acordo com o gerente de Estudos e Prospectiva do SENAI, Marcio Guerra, as carreiras mais promissoras em tempos de crise são as que tenham maior transversalidade, ou seja, que propiciem atuação em diferentes setores:

“Em um processo de desaceleração da indústria o profissional mais qualificado tem as melhores chances de permanecer no emprego. Além disso, ele será facilmente recolocado em empresas do comércio ou de serviços, por suas habilidades técnicas”, explica Guerra.

Um exemplo é o mecânico de manutenção e instalação de aparelhos de refrigeração que, além de trabalhar na indústria da construção civil, tem habilidades para trabalhar na indústria de alimentos ou em serviços de manutenção.

O estudo do SENAI, divulgado durante a apresentação da equipe brasileira para a WorldSkill São Paulo 2015 (que está sendo realizada até sábado no Anhembi Parque), apresenta as dez ocupações técnicas industriais (lista abaixo) com saldo positivo entre as demissões e as contratações nos últimos 12 meses, período em que aumentou o desemprego no país. Essas ocupações somam cerca de 220 mil Empregos em todo o País e, acumulam um saldo positivo de 3.273 vagas no último ano.

Outras características dessas 10 profissões são crescimento da remuneração acima da média, sete delas apresentam crescimento de remuneração superior à média das ocupações técnicas industriais entre 2006 e 2013; menor diferença entre salários de admissão e desligamento, em seis dessas ocupações.

O levantamento apontou também que o desemprego entre os trabalhadores que fizeram algum curso de formação profissional é inferior ao dos que não se qualificaram. Em dezembro de 2014, a taxa de desemprego entre quem tinha formação profissional era de  3,9%, enquanto que entre os que não tinham se qualificado era de 4,5%. Em junho deste ano, era de 6,6% e 7%, respectivamente, conforme os dados da  Pesquisa Mensal de Emprego e Desemprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As 10 profissões são:

•Técnico em monitoramento e suporte de computadores

•Técnico em desenvolvimento de sistemas

•Mecânico de manutenção e instalação de aparelhos de climatização e refrigeração

•?T?écnico em produção, conservação e qualidade de alimentos

•Técnico do vestuário

•Técnico em manutenção e reparação de equipamentos biomédicos

•Mecânico de manutenção aeronáutica

•Instalador e mantenedor de sistemas eletrônicos e de segurança

•Técnico em fotônica

•Técnico em biologia