Lucro da Kroton mais que dobra no 2º trimestre

14/08/2014 - 08:01h

Unidade de Londrina da Unopar, uma das marcas da Kroton (Foto: Divulgação)
Unidade de Londrina da Unopar, uma das marcas da
Kroton (Foto: Divulgação)

O lucro líquido da Kroton Educacional mais que dobrou no segundo trimestre contra igual período do ano passado, impulsionado pela maior base de alunos de ensino superior e profissionalizante.

A companhia divulgou lucro líquido ajustado de R$ 286 milhões para o período de abril a junho, alta de 153% na base de comparação anual. Contra o primeiro trimestre deste ano, porém, o lucro recuou 1,4%.

Um crescimento de 20,3% na base de alunos de ensino superior contra o segundo trimestre do ano passado, impulsionado tanto pelo segmento de ensino presencial quanto a distância, contribuiu para a expansão de 50,6% na receita líquida da empresa.

A Kroton destacou o efeito da regularização de matrículas e rematrículas relacionadas à contratação do programa de financiamento estudantil Fies e o aumento do valor médio de mensalidades, assim como a receita advinda do Programa Nacional De Acesso Ao Ensino Técnico E Emprego (Pronatec).

Mas na comparação com o primeiro trimestre, a base de alunos do ensino superior recuou 2,4% devido efeitos sazonais, uma vez que os três primeiros meses do ano são um período mais forte em captação de alunos.

A Anhanguera Educacional, com quem a Kroton está em processo de fusão, teve lucro líquido ajustado de R$ 49,8 milhões, expansão anual de 15,4%.

A Kroton afirmou que a integração das operações da Anhanguera já foi iniciada e que, considerando a base da Anhanguera ao final do segundo trimestre, o total de alunos das companhias combinadas somou 1,041 milhão, sendo 967,6 mil alunos de graduação e 73,0 mil alunos de pós-graduação.

A companhia também informou que seu Conselho de Administração aprovou proposta para desdobramento de ações da empresa na razão de 1 para 4 papéis. A assembleia geral sobre a proposta deve ocorrer em 2 de setembro.