Ser Universitario
 

Malefícios dos refrigerantes

10/11/2015 - 14:03h

O consumo de refrigerante está bastante difundido no mundo e acontece cada vez mais cedo. Apesar do sabor agradável e de ser irresistível em um dia de calor, o refrigerante traz consequências graves e deve ser consumido com bastante moderação. Vamos conhecer mais a respeito dos malefícios dos refrigerantes?

O que o refrigerante pode causar?

Existem diversas pesquisas analisando o efeito do refrigerante na saúde humana e, infelizmente, os resultados não são animadores. Veja a seguir alguns dos principais problemas desencadeados pelo uso dessas bebidas:

  • Problemas dentários: O refrigerante é ácido, o que promove uma perda de minerais presentes no esmalte dos dentes. Com isso, o dente fica mais propício ao desenvolvimento de cárie, que, se não tratada, pode levar à perda total da estrutura.

  • Obesidade: O consumo de bebidas açucaradas está associado diretamente ao aumento de peso e, consequentemente, ao risco de desenvolvimento de obesidade. Esse problema é grave, pois está associado, por exemplo, com o desenvolvimento de diabetes, uma doença caracterizada pelo aumento da glicose no sangue.

Os refrigerantes estão associados com problemas como cárie e obesidade

Os refrigerantes estão associados com problemas como cárie e obesidade

  • Ataques cardíacos: Pesquisadores de Harvard realizaram um estudo e perceberam que o consumo de bebidas açucaradas diariamente aumentavam os riscos de surgimento de problemas do coração em até 20%.

  • Hipertensão: Acredita-se que o consumo diário de pelo menos 850 ml de refrigerante aumente os riscos de aparecimento de pressão alta.

  • Osteoporose: Pesquisadores observaram que alguns ingredientes presentes nos refrigerantes de cola são responsáveis pela perda de cálcio nos ossos. Isso acontece porque o sangue torna-se mais ácido pelo consumo da bebida e o corpo tenta neutralizar o meio retirando cálcio dos ossos.

  • Câncer: O excesso de corantes e conservantes presentes nos refrigerantes e em outros produtos industrializados pode desencadear câncer. Sendo assim, é bom evitar produtos ricos nessas substâncias.

Devo parar de tomar refrigerante?

A Organização Mundial de Saúde acredita que existem estudos suficientes para comprovar que o refrigerante deve ser retirado da dieta. Entretanto, os danos causados são, normalmente, ocasionados pelo consumo exagerado desse produto. Alguns especialistas afirmam que não é necessário retirar completamente o refrigerante da dieta, sendo necessário somente o consumo com moderação. Vale lembrar que não se sabe ao certo qual é a quantidade de refrigerante que pode ser consumida sem que haja danos ao organismo.

Por Ma. Vanessa dos Santos

 

Fonte: R7 Educação


Compartilhe e exponha sua opinião...

Mais notícias
Veja todas as noticias