Medicina, direito e outras carreiras convencionais ganham 'versão 2.0'

28/09/2015 - 08:01h

Há cinco anos, não se sabia o que eram tablets. Em 2007, o iPhone revolucionou o mercado dos smartphones. E, antes de 2004, todos viviam sem Facebook.

O mundo passa por mudanças significativas e rápidas e os segmentos profissionais se transformam no mesmo ritmo. Novas áreas são criadas e há carreiras que surgem como uma espécie de versão atualizada de profissões tradicionais.

Analistas de redes sociais, profissionais de inovação, cientistas de dados, advogados especializados em direito digital. Cargos que jamais seriam mencionados há alguns anos viraram realidade nos dias de hoje.

"O ambiente digital e as novas tecnologias forçam as empresas a atuarem de forma diferente", diz Marcelo Braga, sócio da Search Consultoria em Recursos Humanos.

Para os jovens, essa mudança traz oportunidades na escolha da carreira, que deve ser feita com base não apenas nas suas aptidões e interesses mas também na evolução do Mercado De Trabalho e na exigência cada vez maior por aprendizado constante.

"Para quem faz administração, por exemplo, cursos de especialização como os MBAs são essenciais para crescer na carreira", diz Renata Magliocca, gerente de inovação da Cia de Talentos.

"Já os advogados são cada vez mais solicitados para atuar em outros campos, como diplomacia, mediação e arbitragem, assessoria política, consultoria empresarial e jornalismo."

Essas profissões podem ser uma oportunidade do jovem se destacar no mercado de trabalho. "Eu decidi entrar na gestão de resíduos sólidos por ser um setor menos saturado e com mais potencial", diz o engenheiro Vinicius Fernandes, 24.

A área, que estuda como transformar lixo em energia, ganhou destaque com a recente crise hídrica e os estímulos do governo a fontes alternativas às hidrelétricas.

"Não conheço ninguém que esteja desempregado. Existem muitas empresas que estão interessadas em contratar pessoas com doutorado em bioinformática", conta Raony Guimarães, 28.

Ele é recém-formado no setor que une medicina e computação para estudo de genoma e organismos geneticamente modificados.

A Folha ouviu recrutadores, Professores universitários e profissionais para destacar sete carreiras tradicionais nas áreas de exatas, humanas e biológicas e novas profissões (ou especializações) derivadas delas.

A lista traz características como perfil desejado pelas empresas, salário inicial e onde há vagas, que servem de indicação para ajudar na escolha ou na evolução da carreira.

Fonte: Uol