Mundial da Educação: Iniciativa vê a cidade como espaço de aprendizagem

11/03/2014 - 08:33h

A Copa do Mundo é um momento ímpar, em que todo o país se une em torno de uma só bandeira, um objetivo comum, uma mesma vibração. Valendo-se desse sentimento, comum às doze cidades-sede, surge o Mundial da Educação, que tem como missão ativar o potencial educativo dessas regiões e contribuir com um legado que vá para além do período dos jogos.

O movimento quer contribuir com a promoção de atividades e intervenções educativas que aconteçam também fora das salas de aula. Para isso, cada cidade contará com ativadores que têm o papel de estimular a realização das convocações, lançadas mensalmente.

Quem são os ativadores?
Cada cidade-sede terá ativadores, que são representantes do Mundial da Educação e têm o papel de incentivar o cumprimento das convocações, ou seja, as ações educativas pelo território. A ideia é que elas aconteçam a partir do bom uso dos espaços públicos, como ruas, praças, parques e outros locais.

Para cumprirem esse papel, os ativadores passarão por uma formação presencial em sua cidade a fim de se munirem de insumos sobre mobilização e articulação.

O que são as convocações?
Mensalmente, o Mundial da Educação trará temáticas sobre o aprender na cidade, incentivando as pessoas a descobrirem e utilizarem espaços do território com fins educativos. Para apoiar a realização das ações, serão publicados materiais com dicas de como intervir nos espaços, além de estratégias de aprender e ensinar para além da sala de aula.

E a ideia é que esse movimento dê início a uma rede compartilhada. Por isso, o Catraca Livre vai oferecer um mapa digital para que cada ação possa ser geo-referenciada e explicada também virtualmente, possibilitando um compartilhamento dessas experiências educacionais.

Além disso, será disponibilizado um infográfico para que qualquer escola no Brasil possa construir seu próprio aplicativo para celular, outra maneira de incentivá-las a compartilhar suas experiências educacionais; e também um aplicativo aos ativadores que servirá como guia de bolso e auxílio durante todo o Mundial.

O desafio é grande e, quanto mais pessoas se unirem em torno dele, melhor. Hoje, o Mundial da Educação conta com mais de 10 parceiros que se uniram para colocar o projeto de pé, mas a intenção é que todos possam colaborar. São eles: AoQuadrado, Catraca Livre, Centro de Referências em Educação Integral, Fábrica de Aplicativos, Fundação Itaú Social, Fundação SM, Imagem, Imagina na Copa, Inspirare, Todos Pela Educação.

Contato: 11 96413-6098 (Mariana Belmont)
E-mail: imprensamundialdaeducacao@gmail.com

Siga o Emprego-YouCan no Facebook

Siga o Ser Universitário!

Integre-se            ao nosso perfil no facebookFacebook
Nos            siga no TwitterTwitter
Participe de nossa comunidade/perfil no LinkedinLinkedin

Fonte: Mundial da Educação