IFOOD DELIVERY
Ser Universitario
 
STONE

Nostalgia aumenta o otimismo

26/11/2013 - 07:10h

105951639
Ter sentimentos nostálgicos sobre o passado aumenta nosso otimismo sobre o futuro, é o que afirma pesquisa desenvolvida na Universidade de Southampton, no Reino Unido. Assim, a nostalgia não é simplesmente uma emoção orientada ao passado, mas possui um alcance que se estende para o futuro e, melhor do que isso, com uma perspectiva positiva.

“A nostalgia é vivida com frequência por praticamente todas as pessoas, e sabemos que ela pode manter o conforto psicológico. Por exemplo, o devaneio nostálgico pode combater a solidão. Queríamos dar um passo adiante e avaliar se a nostalgia pode reforçar um sentimento de otimismo sobre o futuro,” explica o Dr. Tim Wildschut, da Universidade de Southampton.

É importante notar que a nostalgia é uma espécie de saudade melancólica, muito diferente de um sentimento depressivo em relação a um acontecimento passado.

MÚSICAS NOSTÁLGICAS

Um dos experimentos e concentrou na capacidade da música para evocar a nostalgia. Os participantes ouviram canções nostálgicas, tanto na melodia, quanto na letra, e músicas menos melancólicas, que não suscitam sentimentos de nostalgia. Aqueles que ouviram as músicas nostálgicas relataram níveis mais elevados de otimismo do que aqueles que ouviram a música de controle.

NOSTALGIA COMO TERAPIA

“A nostalgia eleva a autoestima, que por sua vez aumenta o otimismo,” propõe o Professor Wildschut. “Nossos resultados mostraram que a nostalgia tem a capacidade de facilitar a percepção de um futuro mais positivo. Memórias do passado podem ajudar a manter os sentimentos atuais de autoestima e podem contribuir para uma perspectiva mais otimista sobre o futuro. Nossas descobertas implicam que a nostalgia, por meio da promoção do otimismo, poderia ajudar as pessoas a lidar com as adversidades psicológicas,” concluiu ele.

Siga o Ser Universitário!
Integre-se            ao nosso perfil no facebookFacebook
Nos            siga no TwitterTwitter


Fonte: Diário da Saúde

STONE EMPREENDEDOR

Compartilhe e exponha sua opinião...

Mais notícias
Veja todas as noticias