Observatório da USP São Carlos abre vagas para minicurso de astronomia

23/02/2015 - 06:01h

Observatório da USP fará Domingo Solar (Foto: Reprodução EPTV)
Observatório da USP ministra minicurso de
astronomia (Foto: Reprodução EPTV)

O Observatório da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos (SP) está com inscrições abertas  para 50 vagas do minicurso de Introdução à Astronomia até o dia 6 de março. A duração das aulas é de oito semanas, com carga horária de 16 horas, estendendo-se do dia 6 de março ao dia 8 de maio. As inscrições podem ser feitas pessoalmente no observatório, por telefone, ou pelo e-mail cda@cdcc.usp.br.

O objetivo do curso é introduzir conceitos básicos de astronomia ao público interessado, sem formação prévia sobre o assunto. Por meio de aulas presenciais com recursos multimídia, atividades práticas de observação do céu e manuseio de telescópios, o minicurso pretende dar uma visão geral sobre vários aspectos do tema.

Os interessados devem ter idade igual ou superior a 14 anos. O curso será ministrado sempre às sextas-feiras, das 15h às 17h. Opcionalmente, para quem tiver disponibilidade e em data a ser combinada ao longo do curso, poderá haver participação em uma sessão de observação do céu, aberta ao público, com a finalidade de complementação prática dos conteúdos vistos no curso.

Os ministrantes serão o astrofísico André Luiz da Silva e o físico Jorge Hönel. Eles serão auxiliados por membros da equipe de monitores do observatório. Ao final do curso, será concedido um certificado de participação para quem obtiver um mínimo de 85% de presença.

O observatório Dietrich Schiel, que fica no Campus I da USP, possui acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. Mais informações pelo telefone: (16) 3373-9191, de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 18h.