Organização do Trabalho e da Produção é tema de Workshop no UNIFESO

19/11/2014 - 10:49h

No workshop “Organização do Trabalho e da Produção: Imagens e Movimentos”, realizado no dia 11 de novembro, os estudantes do sexto período do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) apresentaram, em forma de pôsteres e vídeos os resultados da consultoria que prestaram a uma empresa de alimentos. Eles fizeram uma visita técnica à cozinha industrial da Unisantos Lanches, no município de Guapimirim, em setembro, quando conheceram as instalações e acompanharam as atividades da empresa, que é voltada para a produção de salgados de 8g (mini) a 180g (grande), e a partir dessa visita começaram a pensar e discutir diversas questões sobre o empreendimento.

A atividade fez parte de disciplina “Organização do Trabalho e da Produção”, ministrada pela professora Edenise Antas, dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e Sanitária, com o objetivo de proporcionar aos estudantes mais experiência prática nesta área. Para isso foi escolhido um empreendimento familiar de pequeno porte da região que retratasse a realidade de inserção dos próprios estudantes no mundo do trabalho. O trabalho com os acadêmicos teve a parceria da professora Flavia Batoli Rosa, da disciplina Projetos de Produto, que contou “que a partir da visita veio a proposta de lançar soluções e ideias para que a empresa possa melhorar a prestação de serviço”.

A estudante Juliana Aparecida Benevides Santana apresentou no seu pôster as soluções criativas apontadas pela turma. “A ideia é usar a coleta de dados a fim de fazer uma avaliação da empresa e melhorar alguns aspectos. É uma experiência tão boa que está até despertando nos alunos a vontade de termos nosso próprio negócio”, confessou a estudante. O estudante Márcio Miguel Cardoso, do sétimo período de Engenharia de Produção, participou do workshop realizado pelos cursos de Engenharia do UNIFESO no ano passado e voltou neste ano para prestigiar a apresentação dos colegas. “É muito bom poder vivenciar e praticar isso na faculdade, trazendo o conhecimento para o nosso dia a dia”, disse Márcio Miguel.

Sobre a atividade

A ideia surgiu a partir de uma conversa entre a professora Edenise e o estudante Joel dos Santos Filho, um dos donos da empresa visitada, que expôs algumas dificuldades em relação à otimização da produção. “A minha demanda estava muito elevada e já não estava dando conta da produção. A professora Edenise propôs um estudo de caso, colocando os alunos como os ‘consultores’ e nos dividindo em grupos para cada setor, entre eles materiais, recursos humanos, gestão estratégica e marketing. A intenção da visita foi para agregar mais conhecimentos técnicos para mim, que sou o gestor, e trazer aos estudantes uma vivência da prática de como gerir uma cozinha industrial”, explicou o estudante.

De acordo com a professora Edenise, “uma das preocupações é propiciar aos estudantes uma compreensão da realidade do mundo do trabalho, constituído por empreendimentos de pequeno, médio e grande portes, com diferentes graus de complexidade na organização do trabalho e da produção. A partir da visita começa a problematização sobre a realidade observada, buscando, a partir de Entrevistas e aprofundamento teórico, soluções para os problemas encontrados.

Fonte: Unifeso