Plano municipal de educação começa a ser elaborado em Vilhena, RO

26/06/2014 - 08:01h

Escolas devem discutir texto para Plano Municipal de Educação em Vilhena, RO (Foto: Lauane Sena/G1)
Escolas devem discutir texto para Plano Municipal
de Educação em Vilhena, RO
(Foto: Lauane Sena/G1)

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Vilhena (RO) começou a elaborar o Plano Municipal de Educação e realizou a primeira apresentação dos dados na noite de terça-feira (24). O objetivo do plano é elencar metas para reestruturação geral da educação no município. As metas são baseadas no Plano Nacional de Educação e adaptadas de acordo com a realidade local.

Segundo a Semed, um levantamento da atual situação da educação em Vilhena começou a ser feito em outubro de 2013. Neste, foram estabelecidos comitês setoriais que procuraram ver as prioridades de cada setor, como melhorias na educação infantil, especial, valorização dos profissionais de educação, dentre outros.

A secretária da Semed, Irondiza Zoche, diz que a partir de agora será elaborado um texto-base para ser enviado às escolas até o dia 30 de agosto. Com esses textos, as escolas devem realizar miniconferências para discutir com a comunidade escolar e a sociedade, de um modo geral, para definição das prioridades de cada instituição. "Por isso é importante que todos participem das discussões. O grande diferencial desse plano é que haverá a participação de toda a comunidade", diz a secretária. O plano terá validade de 10 anos.

O Plano Municipal de Educação é dividido em três dimensões: pedagógica, focando na reestruturação da educação; gestão democrática, que trata do comprometimento dos profissionais de todos os setores da escola com o aprendizado dos alunos e física, que visa melhorar a infraestrutura das escolas.

Após a discussão do plano nas escolas, os textos voltam reformulados para a Secretaria Municipal de Educação (Semed), onde será reescrito, tornando-o em projeto de lei que deverá ser votado pela Câmara de Vereadores até o final de novembro deste ano.

Conforme a Semed, o plano deve entrar em funcionamento em 2015.