Plantas podem aprender e recordar, diz estudo

21/01/2014 - 10:53h

As plantas são muito mais "inteligentes" do que se imagina. Cientistas já revelaram o poder das plantas de fazer cálculos de divisão. Agora, um estudo da Austrália apontou que as plantas podem aprender e ainda recordar.

Cientistas da Universidade da Austrália Ocidentalanalisaram o comportamento da dormideira, também conhecida como dorme-dorme (Mimosa pudica L.). Nativa da América do Sul, ela dobra suas folhas quando é tocada.

Os pesquisadores acreditam que esse movimento da planta é um mecanismo de defesa contra herbívoros. Isso porque animais que pastam são menos propensos a querer comer folhas murchas.

Além desse mecanismo, as plantas demonstraram que estão aprendendo mais rápido como sobreviver em ambientes desfavoráveis, com pouca luz, por exemplo. Também são capazes de recordar o comportamento adquirido semanas após o teste.

Essa capacidade das plantas acontece porque, ao contrário dos animais, as plantas não podem se movimentar. Por isso, precisam aprender mais rápido como se adaptar ao ambiente. Tudo isso é possível graças a uma sofisticada rede à base de cálcio que se assemelha aos processos de memória dos animais.

Fonte: Planeta Sustentável