Polícia prende 11 suspeitos de fraude em vestibular de medicina em SP

17/08/2014 - 19:01h

Sete estudantes que prestavam Vestibular para o curso de medicina da Estácio Uniseb, em Ribeirão Preto (SP), foram presos no sábado (16) suspeitos de fraudar a prova usando pontos eletrônicos. Outras quatro pessoas, suspeitas de participação no esquema e responsáveis por repassar informações para os vestibulandos, também foram presas. Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da instituição informou que havia bloqueadores de celular instalados no prédio que impediu a fraude. O vestibular não foi cancelado.

Segundo a Polícia Militar (PM), os estudantes pagariam R$ 60 mil para serem beneficiados pelo esquema. Nenhum dos alunos era de Ribeirão Preto e os vestibulandos vieram dos Estados de Minas Gerais, Goiás, Pará e Paraná.

A polícia informou que as prisões ocorreram depois que um perito contratado pela universidade para monitorar os alunos durante a prova identificou o uso da escuta por um dos estudantes. O monitor retirou o jovem da sala de aula e o vestibulando confirmou que estava com o aparelho de comunicação.

Outros envolvidos
Ainda de acordo com a PM, no telefone celular do estudante estavam diversas mensagens de outros vestibulandos e dos suspeitos de repassar as respostas da prova, que foram identificados e detidos pelos policiais. Chegaram à conclusão que havia uma caminhonete branca do lado de fora, de onde saíam as informações e nós localizamos o veículo, afirmou o tenente Fabrício Pane.

Os sete estudantes, um vestibulando responsável por realizar a prova e repassar as respostas e três homens que estavam dentro do carro foram levados para a Central de Flagrantes. Na delegacia, foi arbitrada fiança de R$ 20 mil para os alunos e R$ 40 mil para os suspeitos de participar do esquema.

Chaim Zaher permanece como reitor do Centro Universitário Uniseb, em Ribeirão Preto (Foto: Adriano Oliveira/G1)
Uniseb realizou o primeiro vestibular do curso de
medicina no sábado (Foto: Adriano Oliveira/G1)

Pelo menos três estudantes teriam pagado a fiança e libertados. O restante foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória. Os vestibulando deverão responder pelo crime de estelionato, assim como os outros envolvidos, que também responderão por formação de quadrilha.

O esquema
Segundo depoimento do perito contratado pela universidade, a quadrilha contratou pessoas para se inscrever no vestibular. Após o término da prova no tempo mínimo o suposto vestibulando deixava a sala de aula e entregava a prova feita para um integrante do esquema.

De dentro de uma caminhonete os suspeitos usavam notebooks e um aparelho para comunicação e pelo ponto eletrônico as respostas eram repassadas aos alunos que contrataram o serviço. Segundo a PM, os estudantes teriam pagado inicialmente R$ 5 mil à quadrilha e pagariam mais R$ 55 mil se passassem no vestibular.

Universidade
Por e-mail, a assessoria de imprensa da Estácio Uniseb confirmou a identificação da fraude no vestibular de medicina da instituição. "A instituição esclarece que o ponto eletrônico não funcionou porque,  dentre os diversos instrumentos de segurança contratados para garantir a lisura do certame, havia vários bloqueadores de celular instalados no prédio", esclarece a universidade na nota.

Ainda de acordo com a assessoria, a instituição investe em sistemas que impeçam esse tipo de fraude. "A Estácio Uniseb reafirma que faz investimentos crescentes para garantir vestibulares com alto nível de segurança e que rechaça de forma veemente qualquer tentativa, seja de pessoas isoladas, seja de grupos organizados com atuação nacional,  de burlar o acesso ao curso de medicina".

Vestibular
O exame realizado neste domingo é o primeiro do curso de medicina da Estácio Uniseb de Ribeirão Preto. O curso é o quarto de medicina em Ribeirão Preto e a criação foi autorizada pelo Ministério Da Educação (MEC) em julho deste ano.