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Por medo de perder bolsas, professores fazem ato em MG

24/02/2016 - 15:01h

Manifestação PIBID Juiz de Fora (Foto: Roberta Oliveira/ G1)
Manifestação pela manutenção do Pibid foi realizada no Centro de Juiz de Fora (Foto: Roberta Oliveira/G1)

Alunos e Professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e professores de escolas públicas da cidade participaram de uma manifestação nesta quarta-feira (24), no Parque Halfeld, no Centro de Juiz de Fora. A ação faz parte de uma mobilização nacional para conseguir apoio popular pela manutenção das bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

O programa permite que alunos de cursos de Licenciaturas, futuros professores, tenham experiências em projetos desenvolvidos em escolas públicas, no caso de Juiz de Fora, com o acompanhamento de professores da UFJF e das instituições participantes. No entanto, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC) prevê a extinção de 50% dos bolsistas que atingiram 24 meses de vínculo e descredenciamento de professores e escolas a partir da próxima terça-feira (1º).

“Isso significa que o programa na UFJF será reduzido em 80%. Vamos perder 270 bolsistas, ficando apenas 60; das 30 escolas e polos de Educação à Distância (EaD) envolvidas, devem restar seis; dos 22 projetos em andamento, apenas seis continuarão. E pela falta de substituição dos bolsistas desvinculados há risco do programa ser extinto em breve, quando deixar de ter bolsistas suficientes conforme as regras”, explicou um dos coordenadores do Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Pibid (Forpidid) e Professor da UFJF, José Guilherme da Silva Lopes.

Manifestação PIBID Juiz de Fora (Foto: Roberta Oliveira/ G1)
Banners apresentavam projetos que podem ser
extintos (Foto: Roberta Oliveira/G1)

Segundo ele, a Universidade participa do Pibid desde 2010 e que, para manter o programa em todo o Brasil, são investidos R$ 600 milhões por ano.

“É uma bolsa de iniciação à docência, preparando os futuros professores ao colocar os estudantes de Licenciatura em contato com a rotina da escola. Com isso, ele tem a possibilidade de conhecer e vivenciar o espaço, com acompanhamento do professor coordenador da Universidade e de um professor supervisor da escola. O que a gente pede é mudar os critérios de como a redução será feita. E também para que aconteça de uma forma racional, que não destrua o programa, porque iria contra a meta de priorizar a educação pública e básica”, analisou.

Enquanto banners apresentavam alguns dos projetos envolvidos, faixas criticavam o corte. Bolsistas e professores faziam panfletagens sobre o programa e explicavam aos pedestres a importância da permanência do projeto para conseguir adesão a um abaixo-assinado.

Manifestação PIBID Juiz de Fora (Foto: Reprodução/ TV Integração)
Ação foi realizada entre o fim da manhã e o início da tarde no Parque Halfeld (Foto: Reprodução/ TV Integração)

O G1 conversou com bolsistas já desvinculados e outros que estão prestes a perder a bolsa, com professores que participam dos projetos e com a secretária Municipal de Educação, Denise Franco, que esteve na manifestação como forma de apoiar a manutenção do projeto.

Também foi solicitado posicionamento à assessoria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC). O G1 aguarda retorno.

Interrupção de projetos
Se os cortes forem confirmados, os alunos de seis e 11 anos que estudam nas salas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Professor José Freire, no Bairro Industrial, vão se despedir de seis dos sete bolsistas do Pibid de Ensino Religioso. Apenas Madson Veríssimo, aluno do 7º período de Ciência da Religião, poderia permanecer na escola. O problema é que como não seria cumprido o número mínimo de bolsistas o projeto será extinto. “Acabei de entrar no projeto. Sei que as crianças vão sentir falta porque a gente ia para a escola com entusiasmo, realizando atividades diversas com o máximo possível de recursos para oferecer qualidade a eles. Estou aguardando informações sobre o que será feito da minha bolsa”, explicou.

Manifestação PIBID Juiz de Fora (Foto: Roberta Oliveira/ G1)
Bolsistas de Ensino Religioso apresentam o projeto desenvolvido na Escola Estadual Professor José Freire (Foto: Roberta Oliveira/G1)

A universitária Marina Rangel de Souza está no penúltimo período do curso de Ciências da Religião e está entre as bolsistas que serão desvinculadas. “Foi muito impactante a notícia porque são dois anos de pesquisa que trouxe resultados. Como o Ensino Religioso não tem livro ofertado pelo Estado, a gente estava montando um livro didático. É um subsídio pedagógico que vai ficar pelo caminho”, comentou.

Ainda de acordo com Marina, sem a bolsa, terminam os projetos, o financiamento de materiais didáticos para o desenvolvimento das atividades e até mesmo a presença em congressos para trocar experiências. Além disso, prejudica também a valorização do Ensino Religioso no ambiente escolar. “As nossas aulas eram diferenciadas e fizeram com que a escola olhasse para o Ensino Religioso de maneira diferente. As salas que não faziam parte do projeto queriam que a gente fosse para elas. O Ensino Religioso sai da margem e ocupa o seu espaço como componente curricular”, comentou.

"Morte da educação"
A estudante de Química, Priscila Lúcia Cerqueira, foi bolsista do programa até novembro de 2015, quando houve outros desligamentos. Depois de quatro anos atuando nas escolas estaduais Hermenegildo Vilaça, no Bairro Grama; Sebastião Patrus de Souza, além do Colégio Tiradentes, ambos em Santa Terezinha; ela considerou a experiência vital para a formação dela como professora.

Eu encaro não só como a morte do programa, mas como a morte da educação neste país. Estão podando a chance que a gente tem de a educação crescer. Isso vira uma descrença para a educação. Como é que a gente vai ter uma pátria educadora sem incentivos? Não existe progresso sem educação"
Priscila Cerqueira, ex-bolsista

“No Pibid, a gente vive a Licenciatura plenamente. Durante toda a graduação, eu consegui aliar o que aprendi na teoria com as práticas durante o programa. Eu consegui ver o desenvolvimento da educação. Eu passei a acreditar que é possível investir e ter uma educação melhor no país. Esse sistema está precário por falta de investimento. Se a gente se dedica, ele tem muito a crescer e oferecer”, analisou.

Às vésperas de se formar, Priscila participou da panfletagem e lamentou o novo corte de bolsas e investimentos no programa. “Eu encaro não só como a morte do programa, mas como a morte da educação neste país. Estão podando a chance que a gente tem de a educação crescer. Isso vira uma descrença para a educação. Como é que a gente vai ter uma pátria educadora sem incentivos? Não existe progresso sem educação”, criticou.

Manifestação PIBID Juiz de Fora (Foto: Roberta Oliveira/ G1)
Faixas cobravam compromisso do governo federal com a educação (Foto: Roberta Oliveira/G1)

Impacto na comunidade
A professora de Química, Márcia Coelho, atua como supervisora. Ela já trabalhou no Colégio Tiradentes e, neste ano, estava na Escola Estadual Duarte de Abreu, no Vitorino Braga.

Manifestação PIBID Juiz de Fora (Foto: Roberta Oliveira/ G1)
Objetivo era conseguir assinaturas pela manutenção
do Pibid (Foto: Roberta Oliveira/G1)

“Os projetos foram adaptados para cada tipo de comunidade. Os alunos recebem bem [o projeto] porque são diferenciados e permitem uma intimidade maior com as matérias que eles consideram difíceis porque os projetos são para facilitar a educação e trazer uma melhoria no ensino e aprendizagem do aluno. Foi fundamental para trazer uma proximidade da disciplina, no caso a Química, considerada um pouco distante e difícil. Ajudou até na melhoria das notas e na continuidade de alunos matriculados na escola”, analisou.

De acordo com ela, o programa trazia benefícios aos envolvidos, por agregar diferentes áreas e funções da educação com o objetivo de melhorar a forma de incentivar o aprendizado e a formação dos futuros professores em contato com a realidade nas escolas. “O professor da Educação Básica consegue ter um auxílio na sua formação continuada. O aluno tem uma realidade mais próxima de como será a sua atuação no futuro como professor e o professor da Universidade Federal coordena tudo. Os projetos estão ligados na melhoria da educação básica, conseguem estreitar estes laços e enriquecem a comunidade”, ressaltou

Além da sala de aula
O corte anunciado representa o fim do projeto de educação à distância coordenado pelo professor da Faculdade de Educação Física, Edson Faria. Oito bolsistas, incluindo o professor, supervisor e os alunos, atuam em uma escola pública na cidade de Ipanema (MG), que pertence à Superintendência Regional de Caratinga, a cerca de 420 quilômetros de Juiz de Fora. Por isso, ele destacou o impacto para a disseminação das discussões acadêmicas em cidades no interior.

“Muitas vezes, não há outras formas tão fáceis de que aquilo que a Academia discutiu sobre novas possibilidades de abordagem na educação cheguem de uma forma mais operacional até as escolas nestas cidades. A minha preocupação de que o projeto se mantenha é que não só os alunos que participam dele possam prosseguir na formação, mas que a escola e a comunidade de Ipanema possam se beneficiar dos resultados”, comentou.

Manifestação PIBID Juiz de Fora (Foto: Roberta Oliveira/ G1)
"É um intercâmbio positivo para a escola e para a gente, que aprende muito e tem possibilidade de refletir sobre temas relevantes", diz professor Edson Faria, da UFJF (Foto: Roberta Oliveira/G1)

Edson Faria destacou que a vivência muda o olhar do futuro professor para o próprio estudo na universidade. “A partir da experiência, eles valorizam muitos aspectos da teoria que, antes, achavam desnecessários. Começam a ver que a teoria tem aplicação imediata, que efetivamente contribui para a solução dos problemas”, analisou.

Outro ponto destacado pelo professor é que o número de beneficiados pelo programa supera a quantidade de bolsistas, alunos e professores. “Eu tenho sete bolsistas e cada um, ao retornar à sala da faculdade com a experiência que adquiriu, traz problemas que verificou no dia a dia da escola. Isso modifica a forma dos colegas perceberem os problemas que estão sendo discutidos em sala de aula. E na escola, os meus sete bolsistas atuam diretamente em sete turmas, só que repercute nas outras, mobiliza e incentiva a participação de outros professores da escola. É um intercâmbio positivo para a escola e para a gente, que aprende muito e tem uma oportunidade de refletir sobre temas relevantes”, considerou.

Manifestação PIBID Juiz de Fora (Foto: Roberta Oliveira/ G1)
Secretária Municipal de Educação, Denise Franco,
foi ao ato (Foto: Roberta Oliveira/G1)

A secretária Municipal de Educação, Denise Franco, esteve no movimento para manifestar apoio à permanência do Pibid nas salas de aulas.

“Estes futuros graduandos são os futuros professores da rede básica. O governo federal, a partir do Plano Nacional de Educação e das Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores, difunde a ampliação da aproximação dos graduandos com o espaço público de educação básica. E como você fará isso cortando um projeto tão importante?”, destacou.

Segundo a secretária, a aproximação é obrigatória na melhoria do ensino e no incentivo para que outras pessoas queiram ser professores. “Este relacionamento entre os graduandos com o espaço escolar é o que faz o diferencial para avançar na qualidade da educação. Não dá para separar a graduação e a Universidade do chão da escola, da educação básica. Se isso é interrompido, vamos ter professores formados inadequadamente, chegando ao espaço escolar sem conhecer esta realidade e a gente não atrai as pessoas para a carreira de professores. Você ver as crianças e adolescentes interagindo com graduandos empolgados com a docência, você muda a cultura de não querer ingressar na carreira de professor”, ressaltou Denise Franco.

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Fonte: G1


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