Prefeitura de Manaus divulga 2ª chamada para o bolsa Pós-graduação

06/10/2015 - 10:01h

A lista de segunda chamada das vagas remanescentes do Programa Bolsa Pós-Graduação (PBPG) já está disponível no site da programa. Assim como na etapa anterior, os selecionados deverão fazer a entrega dos documentos comprobatórios na Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) na quinta (8) e sexta-feira (9).

A relação de documentos exigidos para a efetivação da vaga consta no edital do programa: comprovante de escolaridade e de residência do candidato, além de RG, CPF, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e comprovantes de renda de todos os moradores da residência declarados na inscrição.

A entrega da documentação deve ser feita no horário de 8h às 17h, na sede da Espi, localizada na avenida Profº Nilton Lins, 3259, Bloco D – Parque das Laranjeiras, Zona Centro-Sul da cidade.

De acordo com a prefeitura, os reservistas são aqueles estudantes que tiveram seus perfis socioeconômicos aprovados pelo programa, mas que ficaram de fora da primeira lista em função da quantidade de vagas oferecidas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) ser menor que o número de aprovados.

A sobra de vagas, de acordo com a Espi, ocorre porque nem todos os estudantes fizeram a entrega dos documentos comprobatórios. Em outros casos, os estudantes foram à Espi, mas não conseguiram provar as informações prestadas. Entre as situações mais comuns, estavam a não conclusão do nível superior, que é obrigatório, e a renda familiar média ser maior do que a informada na inscrição.

A classificação geral dos candidatos leva em conta, além de outros critérios, a renda familiar per capita, que não pode ser superior a dois salários mínimos e meio (R$ 1.970,00). O PBPG da prioridade as menores rendas.

Em caso de nova sobra de vagas, a Prefeitura deverá abrir processo de remanejamento, em que outros estudantes aprovados – mas que também ficaram de fora – terão a oportunidade de redefinir as opções de cursos informadas anteriormente.