Professor da UFMG é escolhido reitor da Unilab

12/02/2015 - 13:01h

O Ministério Da Educação (MEC) escolheu o Professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Tomaz Aroldo da Mota Santos, para assumir a reitoria da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). A escolha foi divulgada pela reitoria nesta quinta-feira (12).

Graduado em farmácia-fioquímica pela UFMG, o novo reitor tem doutorado em bioquímica e imunologia pela mesma instituição e pós-doutorado em imunologia pelo Instituto Pasteur (Paris). De 1994 a 1998, foi reitor da UFMG, tendo atuado ainda na instituição como pró-reitor de extensão e diretor do instituto de ciências biológicas.

O professor foi indicado diretamente pelo MEC, portanto, na condição pro tempore (temporariamente), já que a Unilab depende da implantação de um estatuto e de um regimento para haver o processo de consulta à comunidade acadêmica no caso de escolha do reitores, segundo a instituição. Não há prazo para a conclusão destes dois documentos. O novo reitor e o professor Aristeu Lima, vice-reitor pro tempore, se reunirão com o ministério.

Unilab
A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), com sede na cidade de Redenção, no Ceará. De acordo com a legislação, a Unilab tem como missão institucional contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, especialmente os países africanos, bem como promover o desenvolvimento regional e o Intercâmbio cultural, científico e educacional.

As atividades administrativas e acadêmicas da Unilab se concentram nos estados do Ceará e da Bahia. No Ceará, a universidade conta com unidades nos municípios de Redenção e Acarape. Na Bahia, a Unilab está presente no município de São Francisco do Conde.