Professor da USP de Piracicaba entra para Academia Brasileira de Ciências

09/12/2014 - 16:01h

Marcio de Castro Silva Filho, docente do Departamento de Genética (LGN), da Esalq Piracicaba (Foto: Paulo Soares/Esalq)
Marcio de Castro Silva Filho é Professor e pesquisador na Esalq (Foto: Paulo Soares/Esalq)

O professor Marcio de Castro Silva Filho da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), campus da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba (SP) se tornou um dos 24 membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O Docente do Departamento de Genética foi eleito em assembleia geral do órgão, no início de dezembro, e tomará posse em maio de 2015.

Segundo a ABC, os membros titulares são cientistas radicados no Brasil há mais de dez anos, com destacada atuação científica. Já outros dez membros correspondentes, que também foram eleitos na mesma data, são cientistas estabelecidos no exterior há mais de dez anos, todos com reconhecido mérito científico.

Filho foi eleito na área de Ciências Agrárias, ao lado de Francisco José Lima Aragão, da Embrapa do Distrito Federal. O docente da Esalq é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) em 1984. Tem mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Ufla e doutorado em Biologia Molecular de Plantas pela Universite Catholique de Louvain, na Bélgica.

Atualmente, Filho é pesquisador e professor titular do Departamento de Genética da Esalq. Tem experiência na área de genética, com ênfase em genética vegetal e biologia celular e molecular de plantas, atuando principalmente nos temas de transporte intracelular de proteínas e interação planta-inseto.