Professor do ITA diz que redação pode ser 'diferencial' no vestibular

08/12/2014 - 11:01h

Foco na redação. Esta é uma das principais dicas para os quase oito mil estudantes de todo país que vão prestar o Vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) a partir desta terça-feira (9). O bom desempenho na redação, que costuma ser a "vilã" para muitos estudantes, pode ser o diferencial para conseguir uma vaga em um dos vestibulares mais disputados do país.

Segundo o coordenador do vestibular, Luiz Carlos Rossato, os candidatos não costumam ter bom resultado na redação no exame do ITA. No último ano, a nota média desta etapa da prova foi de 46 pontos - em uma escala de 0 a 100. Geralmente o desempenho na redação é o pior no ITA. Aí está um diferencial para o candidato: a redação. Muito cuidado com ela, recomenda Rossato.

O coordenador atribui o baixo desempenho ao costume dos jovens com a linguagem da internet e recomenda clareza e objetividade ao texto. "Para ajudar, o estudante deve fazer simulados de alto nível, fazer as provas anteriores do ITA e muitos exercícios mesmo", afirma.

Para Rossato, o estudante que se preparou para a prova ao longo de todo ano, tem mais chances de ser classificado. Essa preparação vem bem mais cedo através de um planejamento. Os colégios e cursinhos que têm mais sucesso começam a preparação desde o primeiro ano do ensino médio", avalia.

A prova do ITA segue o mesmo modelo dos anos anteriores e será aplicada durante quatro dias em 23 cidades brasileiras. Os testes são compostos por questões de múltipla escolha, dissertação e redação. Para as provas de matemática, química e física serão dez questões dissertativas, respectivamente.

Recomendações
A coordenação do vestibular, também orienta que os candidatos compareçam com documentos pessoais e o Cartão de Inscrição para os dias da prova. Os estudantes devem chegar aos locais do exame com uma hora de antecedência e também devem levar lápis, caneta esferográfica preta, borracha macia e régua simples.

O vestibular oferece 170 vagas para cursos de aeronáutica, aeroespacial, civil-aeronáutica, computação, eletrônica e mecânica-aeronáutica. Os gabaritos das questões de múltipla escolha das provas serão divulgados pelo ITA no dia 17 de dezembro. A lista de aprovados deve ser publicada a partir das 10h do dia 30 de dezembro.