Ser Universitario
 

Professores fazem novo ato pedindo ampliação de cadastro reserva no DF

10/10/2014 - 05:01h

Grupo de professores em protesto em frente ao Palácio do Buriti, no Distrito Federal (Foto: Andrea Golfinho/Divulgação)
Grupo de Professores em protesto em frente ao Palácio do Buriti, no Distrito Federal
(Foto: Andrea Golfinho/Divulgação)

Professores aprovados em um concurso da Secretaria de Educação do Distrito Federal , realizado no ano passado, se reuniram na tarde desta quinta-feira (9) em frente ao Palácio do Buriti, no Eixo Monumental, para protestar pela ampliação das vagas de cadastro reserva.

A comissão que organiza o protesto não informou quantos professores estavam no ato. O G1 não conseguiu contato com a Polícia Militar para informar a estimativa de pessoas em frente ao Buriti durante a tarde.

Por volta das 16h, representantes do movimento foram recebidos no Palácio do Buriti por membros do governo e da Procuradoria-Geral do DF (PGDF). Segundo a professora Rafaela Rodrigues, que esteve na reunião, o governo se dispôs a discutir a ampliação das vagas. Ela afirmou que falta um parecer jurídico, que deve ser elaborado pela Procuradoria-Geral do DF, para saber se é possível aumentar a oferta de vagas.

O G1 não conseguiu contato com a Procuradoria-Geral do DF. A Secretaria de Administração Pública (Seap), responsável pelos concursos públicos, afirmou em nota que "o pleito encontra-se em análise na PGDF e a Seap está aguardando o seu parecer". A pasta também informou que o governo não manifestou parecer favorável ao pedido até o momento.

Carência generalizada
Funcionária da rede pública do DF como professora temporária, Rafaela fez o concurso porque queria ser profissional efetiva. "Faltam professores em todo o DF, em todas as áreas. Fizemos o concurso para preencher esta carência, mas o número de vagas é muito baixo. Não sei precisar qual seria o número ideal, mas é certo que temos professores para preencher mais espaços na rede de educação."

De acordo com os docentes, em concursos anteriores o número de vagas para cadastro reserva era 15 vezes maior em relação às vagas previstas. Já no certame de 2013, o número foi cinco vezes maior do que as vagas previstas.



Fonte: G1


Compartilhe e exponha sua opinião...

Mais notícias
Veja todas as noticias