IFOOD DELIVERY
Ser Universitario
 
STONE

Projeto reúne dicas para auxiliar pais na organização dos estudos dos filhos

24/03/2015 - 14:01h

Projeto reúne dicas para auxiliar pais na organização dos estudos dos filhos (Foto: Reprodução/ TV Vanguarda)
Site reúne orientações para tornar as lições mais prazerosas para os filhos.(Foto: Reprodução/TV Vanguarda)

Mãe e filha de São José dos Campos se uniram em um projeto para ajudar pais a organizarem os estudos dos filhos em casa. Juntas, Roberta e Thais Bento criaram um site com orientações sobre como tornar a tarefa do estudo mais fácil e prazerosa para pais e filhos.

O objetivo delas é melhorar a relação dos alunos com os estudos por meio de orientações voltadas aos pais, para que criem um ambiente saudável e prazeroso com as lições. "As dicas do site são todas voltadas para os pais. Coisas que eles podem mudar um pouco do que fazer para melhorar o rendimento e a relação dos filhos com os estudos", afirmou Thais.

Uma pesquisa da Secretaria Estadual de Educação, feita com 1,2 milhão de pais de alunos do ensino médio e do ensino fundamental, revelou que 85% ajudam os filhos nas lições de casa, mas a participação deles diminui conforme os filhos ficam mais velhos. Por isso, a educadora Roberta Bento defende que o envolvimento dos pais deve ser constante e no sentido de criar um ambiente adequado para o estudo.

"A aprendizagem acontece com 90% de ação de hormônios. Somente 10% de neurônios. Então, se você consegue colocar seu filho em clima de alegria, prazer e motivação, ele consegue fazer a tarefa em menos tempo e com resultado melhor de aprendizagem que ele leva de volta para a escola", disse.

Além disso, a pedagoga Thais Bento diz que o foco está na concentração e na forma de propor o estudo de um jeito diferente. "Não tem como falar para uma criança de hoje em dia que a tecnologia não é importante. Ela nasceu nesse mundo, mas tem como mostrar outras coisas que ela pode fazer além da tecnologia. Isso ela não sabe e é o pai que tem que ensinar".

Além das orientações na página do projeto, os pais também podem pedir ajuda às idealizadoras do projeto Roberta e Thais Bento por e-mail. "Ela [a filha] até fazia a tarefa, mas sem prestar atenção e muitas vezes tinha que refazer porque não estava atenta. [No site], a gente manda um e-mail, ela responde nossas dúvidas e a gene consegue aplicar", explica Daniela Côrrea, que usa as dicas do site com a filha Ashley, de 8 anos.



Fonte: G1

STONE EMPREENDEDOR

Compartilhe e exponha sua opinião...

Mais notícias
Veja todas as noticias