IFOOD DELIVERY
Ser Universitario
 
STONE

Quase 60% dos alunos não usam internet na escola pública, diz CGI

21/09/2015 - 12:01h

Quase 60% dos estudantes da rede pública de ensino brasileira não utilizam a internet em atividades durante as aulas, de acordo com a pesquisa TIC Educação 2014, divulgada nesta segunda-feira (21), pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)

A pesquisa, lançada em um evento na Zona Sul de São Paulo, apontou que apesar de 87% dos alunos de escolas públicas afirmar que utilizaram a internet nos últimos três meses, apenas 41% deles o fizeram no ambiente escolar. O maior local de acesso é a própria casa do estudante, seguido pela residência de amigos, parentes ou vizinhos.

Segundo o levantamento, um dos fatores que colabora para esse baixo índice de navegação nas instituições de ensino é a velocidade de conexão disponibilizada aos alunos. Em 41% das escolas, a velocidade da internet não ultrapassa os 2 megabits por segundo (mbps).

"O que a gente tem visto em dados de outros países é uma discussão no nível de 100 megas, 50 megas pra cima", comparou Fábio Senne, coordenador de projetos e pesquisas do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic).

Para o especialista, a baixa velocidade é uma das razões para que o acesso dos alunos à rede sem fio da escola não seja permitido em grande parte das instituições do país: "Uma conexão de 2 mbps para uma escola de 600, até mil alunos, é realmente muito limitada. Talvez por isso que, quando tem rede Wi-Fi, a pesquisa mostra que é para uso administrativo".


Fonte: G1

STONE EMPREENDEDOR

Compartilhe e exponha sua opinião...

Mais notícias
Veja todas as noticias