Reportagem da TV UCPel leva primeiro lugar em Prêmio de Jornalismo Universitário

28/11/2013 - 15:35h

Com o olhar voltado para os trabalhos desenvolvidos por estudantes de Comunicação do Rio Grande do Sul e da Bahia, o Prêmio Telefônica Vivo de Jornalismo Universitário apresentou, nesta terça-feira (26), os vencedores de sua segunda edição. Entre os premiados, está o acadêmico do quarto semestre do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Mateus Marques, de apenas 18 anos, que esteve representando a equipe da TV UCPel no concurso. Concorrendo na categoria Videojornalismo, a reportagem Crack em Pelotas, veiculada pelo programa Percepção, destacou-se no segmento televisivo.

Celeiro de bons profissionais

Não é de hoje que a UCPel revela novos talentos para o mercado de trabalho. No caso dos estudantes de Jornalismo, um dos principais espaços de preparação para os futuros profissionais é a TV UCPel. O ambiente, propício ao processo de aprendizado, contribui não apenas para a formação acadêmica, mas para a formação humana de cada um dos estudantes envolvidos no projeto.

Com Mateus não está sendo diferente. Desde o primeiro semestre ele procurou se aproximar da TV UCPel. O estudante conta que, já no primeiro ano, teve a oportunidade de apresentar o noticiário - experiência considerada importante. Hoje, mesmo atuando em uma emissora de TV local, o acadêmico não abre mão de seguir junto à emissora da Universidade. “É um espaço de aprendizado contínuo, onde posso tirar minhas dúvidas e continuar me qualificando cada vez mais”, reconhece.

Percepção

Resultado de um trabalho coletivo, a reportagem premiada está inserida em uma proposta pedagógica mais ampla, dedicada à valorização do Jornalismo de contexto e à transformação social. “Este prêmio é o reconhecimento de um esforço conjunto, mas, também, do empenho de um aluno que se dedicou muito”, ressalta o coordenador da TV UCPel, Professor Marcus Spohr.

Foram necessárias quatro semanas de edição, sessenta dias de produção, 35 horas de imagens, 10 horas de gravações no estúdio e o envolvimento de uma equipe qualificada - composta por alunos e funcionários - até que o Percepção pudesse ir ao ar pela primeira vez, em uma terça-feira, dia 04 de maio. Abordando a temática do crack, cuja dependência química já é considerada um problema de saúde pública, o programa contou com depoimentos, Entrevistas e reportagens – repercutindo positivamente na audiência. “Inclusive com o testemunho de uma mãe que se motivou a continuar na luta pela cura do filho após assistir o programa”, lembra Marcus.

Reprises

Quem ainda não assistiu a edição especial do Percepção terá a oportunidade de acompanhar suas reprises, que vão ao ar nos seguintes dias e horários: segunda-feira (02), às 13h; terça-feira (03), às 20h; quarta-feira (04), às 19h; e sexta, às 20h. A TV UCPel já está em tratativas para que o programa também seja veiculado pela TVCom, emissora de abrangência estadual, pertencente ao Grupo RBS.

Prêmio

O Prêmio Telefônica Vivo de Jornalismo Universitário proporciona vários estágios de premiação. Por isso, Mateus já está de malas prontas para Salvador, na Bahia. Na próxima segunda-feira (02), os premiados nas cinco categorias do evento - Jornalismo Impresso, Jornalismo Online, Radiojornalismo, Vídeojornalismo e Fotojornalismo – devem se reunir para a escolha do vencedor nacional. Por chegarem nessa fase, eles já ganharam um smartphone. Mas, o aluno que for eleito como o vencedor da etapa nacional, receberá, ainda, um tablet.

Além disso, ao ser considerado o vencedor da etapa nacional, o acadêmico assegura o direito de participar da edição latino-americana do concurso, com possibilidade de atuar por alguns dias em um grande veículo de comunicação e conhecer a sede da Telefônica, na Espanha.

Siga o Emprego-YouCan no Facebook

Fonte: TV UCPel