Resultados serão a longo prazo, diz governo de AL sobre dados do Ideb

08/09/2014 - 18:01h

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas (SEE) afirmou, depois de analisar os dados de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em que o estado aparece em último lugar no ranking nacional, divulgados na última sexta-feira (5), que reconhece a estagnação da pontuação do Ensino Médio em 2,6, mas que a expectativa é de avanço nos próximos anos.

Por meio de nota, o Estado afirmou que o avanço será resultado das ações já implantadas em médio e longo prazo, conforme as metas estabelecidas e que o referencial curricular está em fase de implantação.

"A reorganização da Rede Pública Estadual em Alagoas está sendo feita de forma gradativa, com a adoção da matriz curricular para a rede, com o reordenamento das escolas da rede estadual, com a modernização da gestão escolar, o acesso às novas tecnologias e a implantação de projetos pioneiros como o curso preparatório do Enem - por meio de aulas via satélite, com formações diversas destinadas aos Professores e a oferta de Cursos Profissionalizantes".

O governo também destacou que a colaboração entre Estado, Município e o apoio do Governo Federal, possibilitou o crescimento no acesso à Educação Infantil que, por sua vez, fez avançar o desenvolvimento da Educação Básica.

Comparativo
A secretaria da Educação reassalta que, quando se trata do Ensino Médio, Alagoas como um todo (rede privada e estadual), Alagoas saiu de 2,9 (2011) para 3,0 (2013). A nota se aproximou da meta para o ano, que foi 3,6.

Em análise comparativa com os índices de 2011, foi constatado que no Ensino Fundamental - no que se refere aos anos iniciais, o Estado de Alagoas (rede pública e privada), avançou de 3,8 (2011) para 4,1 (2013), ultrapassando projeção para o estado, que era de 3,6. No Ensino Fundamental - anos finais, o Estado também avançou saindo de 2,9 para 3,1 se aproximando da projeção que foi de 3,3.

Especificamente, na Rede Pública Estadual, Alagoas saiu de 2,5 (2011) para 2,7 (2013) no que se refere ao Ensino Fundamental - Anos finais e de 3,4 (2011) para 3,7 (2013) nos anos iniciais no Ensino Fundamental. Os dados apontam que houve avanço no Ensino Fundamental, mas ainda assim, o Estado ficou em 27º lugar, última posição do ranking.