Rio recebe em 2014 encontro com mais de mil reitores de 46 países

18/11/2013 - 18:01h

O encontro de reitores foi anunciado nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro Foto: Daniel Ramalho / Terra

O Rio de Janeiro foi anunciado nesta segunda-feira como sede oficial do III Encontro Internacional de Reitores da Universia, evento que deve reunir mais de mil reitores de Universidades de todo o mundo, em especial da América Latina e península Ibérica.

A primeira edição, realizada em Sevilha, na Espanha, em 2005, recebeu 500 reitores; a segunda, Guadalajara, no México, em 2010, 900, e a previsão é de que ao menos 1.100 universidades de 46 países participem da edição carioca, construído em torno do tema, A universidade do século XXI: uma reflexão a partir da Ibero-América.

O encontro tem entre seus objetivos o debate de dez apresentações referentes aos problemas do ensino atualmente, escolhidas através de uma  pesquisa com Professores e alunos de toda a rede Universia, que conta com 1,240 faculdades, e a partir daí a criação de uma carta de intenções comuns para a evolução das universidades no mundo. Essa é a primeira vez que se faz uma pesquisa desta magnitude no mundo universitário, ressalta o presidente mundial do Grupo Santander e do Universia, Emilio Botín.

Presidente mundial do Grupo Santander e do Universia, Emilio Botín falou sobre a importância do encontro de universidades Foto: Daniel Ramalho / Terra

Para o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Carlos Alexandre Netto, diretor do comitê acadêmico organizador do encontro, a discussão do papel da universidade atualmente é fundamental. No que tange ao Brasil, ele vê como maior desafio o aumento de vagas formais nas faculdades, uma vez que hoje o país tem sete milhões de estudantes entre 17 e 24 anos, número que tende a crescer cada vez mais.

Precisamos aumentar o número de vagas em ao menos 30%. A demanda populacional é grande, afirma. Netto acredita ainda que é o momento de debater também a relevância da pesquisa realizada dentro da universidade e aproximar tanto a instituição quanto a sua produção acadêmica da sociedade.

O Encontro de Reitores irá ocorrer nos dias 28 e 29 de julho de 2014 no Riocentro, na zona oeste do Rio.

Fonte: Terra